> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Programa de Iniciação à Docência expande atuação


www.jornaldaciencia.org. - 14.04.10

Programa de Iniciação à Docência expande atuação em 2010

A partir deste ano, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) abrangerá também universidades municipais e comunitárias sem fins econômicos


O Pibid foi criado para apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições de educação superior (IES) federais e estaduais. A decisão de ampliá-lo está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 12, na Portaria nº 72, que trata sobre as regulamentações do programa no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).



O objetivo do programa é aprimorar a formação dos docentes, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação básica.



O programa atenderá, prioritariamente, a formação de docentes para atuar nas seguintes áreas do conhecimento e níveis de ensino:



- para o ensino médio: licenciatura em física; química; filosofia; sociologia; matemática; biologia; letras-português; pedagogia; e licenciaturas com denominação especial que atendam a projetos interdisciplinares ou novas formas de organização do ensino médio, devidamente aprovadas pelo Conselho de Educação competente.



- para o ensino fundamental: licenciatura em pedagogia, com destaque para prática em classes de alfabetização, inclusive EJA; ciências; matemática; educação artística e musical; e licenciaturas com denominação especial que atendam a projetos interdisciplinares ou novas formas de organização do ensino fundamental, devidamente aprovadas pelo Conselho de Educação competente.



- de forma complementar: licenciatura em letras - língua estrangeira; interculturais (formação de professores indígenas); em educação do campo e para comunidades quilombolas; formação de professores para a educação infantil; e demais licenciaturas, desde que justificada sua necessidade social no local ou região.



Bolsas



O Pibid abrange a concessão de bolsa de projeto de iniciação à docência para estudantes de licenciatura plena que atendam aos requisitos tratados na portaria; para professor coordenador institucional; para professor coordenador de área; e para professor supervisor.



Confira a portaria em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Portaria72_Pibid.pdf

(Assessoria de Imprensa da Capes)



http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=70231

Assessoria de Imprensa da Capes

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader