> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sábado , 24 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Ajudas para ingresso no ensino superior


envolverde.com.br - 15.04.10

Programas auxiliam candidatos a ingressarem em universidades


Bolsa Universidade e isenções nas taxas, como na Unicamp e Fatecs, facilitam participação nos vestibulares

Para ajudar no ingresso ao ensino superior, programas do Governo de São Paulo oferecem isenções e reduções de taxas de vestibulares e ainda bolsas integrais - com a participação de universitários no "Escola da Família".

O Programa Bolsa Universidade, da Secretaria da Educação, oferece vagas para estudantes interessados em atuar nos finais de semana como educadores em escolas públicas de todo o Estado que integram o Programa Escola da Família. As inscrições terminam nesta quarta-feira, 14.

Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada com o Programa Bolsa Universidade; não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos; e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana em escolas estaduais ou municipais do Estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br, que também dispõe da lista com o nome das instituições de ensino conveniadas.

O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso. A secretaria arca com 50% do valor da mensalidade (com teto de R$ 267,00) e a instituição de ensino completa o restante do valor.

Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho.

Isenção

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre no dia 26 de abril as inscrições para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular Unicamp 2011. As inscrições deverão ser feitas até dia 28 de maio, exclusivamente pela internet. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no edital) pelo correio para a Comvest até o dia 31 de maio.

As isenções da taxa de inscrição do vestibular da Unicamp são oferecidas em três modalidades: para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$550,00 por morador do domicílio); funcionários da Unicamp/Funcamp; e aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Os pré-requisitos para todas as modalidades são ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública, ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2010 o ensino médio. A Comvest oferece 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 18 de agosto.

O programa de isenção do vestibular nacional da Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A participação no PAAIS é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.

As inscrições para o vestibular Unicamp 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest. Para efetuar sua inscrição, os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico.

No vestibular 2010, 5.372candidatos que pediram a isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. A Comvest recebe

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=72885&edt=8

Envolverde/Governo do Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader