> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Ir à Bienal é uma alfabetização cultural


www.estadão.com.br - 20.04.10

Pesquisadora defende uma educação artística que valorize todos os códigos

Para Anna Mae Barbosa, ir à Bienal é uma \'alfabetização cultural\'

Luciana Alvarez - O Estado de S. Paulo

Primeira pesquisadora no Brasil a se preocupar com a sistematização do ensino de artes em museus, Anna Mae Barbosa defende uma educação artística que valorize os diversos códigos. Ela é professora no mestrado de Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi.

Por que crianças e jovens devem ir à Bienal?


É uma alfabetização cultural. Para alguém ser considerado culto, precisa conhecer diversos códigos culturais. O da Bienal é um deles, o das elites. O que cada comunidade faz também é relevante. Mas ninguém chega ao poder sem conhecer o erudito.

Por isso a educação artística é importante?


Depende. Discordo de uma educação artística que só valorize certos códigos. Isso não ajuda o jovem na formação da consciência sobre sua identidade. A boa educação artística é aquela que dá uma visão ampla, sem negar o código local. Deve incluir o ver, o contextualizar e o fazer. Ela mobiliza o indivíduo em todos os níveis, intelectual, emocional, sensorial, afetivo. Também é importante trazer a arte para a vida, para que ela possa fazer sentido.

Para o meio artístico e os artistas, qual a relevância de um programa educacional amplo?


Já vi artista dizendo que não se importa com o público que não tem dinheiro para comprar suas obras e curadores alegando que arte não se explica. Mas vejo que a função da arte é mobilizar o pensamento, tirar as pessoas do óbvio, fazer com que o público interprete. Isso é o processo criador. A arte é um conceito expandido.



http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,pesquisadora-defende-uma-educacao-artistica-que-valorize-todos-os-codigos,540268,0.htm

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader