> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Saiba mais sobre maré vermelha


www. g1.globo.com.br - 22.04.10

Saiba mais sobre maré vermelha

Sua manifestação pode causar mortalidade de organismos marinhos.


Do G1, em São Paulo

O professor de biologia do curso pH, Maurício Carvalho, dá aula sobre maré vermelha. "É, sem duvida nenhuma, um dos fenômenos mais devastadores da natureza", diz. "Pode atingir milhares de quilômetros quadrados e é causado pelo desequilíbrio na população de uma determinada alga".

Sua manifestação, afirma Carvalho, pode causar a mortalidade de praticamente todos os organismos da cadeia alimentar marinha.

"A causa da maré vermelha ainda não é completamente compreendida. O fato de acontecer em algumas regiões do mundo com mais frequência, como na California e no Mar Vermelho, nos dá a dica de que é possível que variações de temperatura e intensidade salina possam induzir o problema", avalia.

"Também não está descartado o fato do homem, com os processos de poluição - como a eutrofização -, acabar produzindo esse tipo de desequilíbrio", continua.

"Ocorre que dinoflagelados começam a se proliferar e sua coloração vermelha colore água da região. Eles liberam uma toxina extremamente ativa sobre a respiração de outros organismos marinhos e isso provoca asfixia e mortalidade de muitos deles". O professor diz, também, que há risco para o ser humano e lembra que é importante não confundir com um outro fenômeno, chamado de 'maré marrom'.

Para assitir ao vídeo e ver a aula completa, acesse:



http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/04/saiba-mais-sobre-mare-vermelha.html

g1.globo.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader