> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 07 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Unifesp dá atendimento a pais e dependentes


www. g1.globo.com.br - 23.04.10

Universidade dá atendimento a pais e dependentes de drogas em SP

Reuniões ajudam na orientação de como agir para ajudar jovens.

Programa da Unifesp é gratuito.

Do G1, com informações do Jornal Hoje

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) oferece atendimento para pais e dependentes de drogas. As reuniões ajudam na orientação de como agir para ajudar jovens em processo de recuperação.

Uma vez por semana, os terapeutas conversam com os pais e com os jovens em reuniões separadas. As famílias passaram a ser acompanhadas depois que os terapeutas notaram que dentro de casa o ambiente não ajudava.

Brigas, conflitos, desentendimentos, pais que tentavam controlar ou que não faziam cobranças, prejudicavam o trabalho de recuperação. Para alguns jovens era preciso dar liberdade e para outros, impor limites.

Segundo os terapeutas, quando os pais descobrem que os filhos são dependentes químicos, cometem alguns erros, como: ligar demais para eles, sem deixar claro o que de fato é a obrigação; acreditar tanto que não desconfiam das histórias contadas; e continuar dando dinheiro sem cobrar explicações.

Há casos em que os parentes chegam a dar presentes aos filhos, com a esperança de que eles abandonem o uso das drogas. Os especialistas dizem que, antes de tomar qualquer decisão, o ideal é procurar ajuda.

Depoimento

Um dos especialistas que trabalham no ambulatório está o psicólogo Maximiliano Siqueira. Ex-dependente, ele teve sua história apresentada na novela Viver a Vida. “Comecei usando maconha e, depois, passei para cocaína. Depois, usava todos os tipos de drogas. ” Após se recuperar do vício, que tomou oito anos de sua vida, ele se especializou em ajudar pessoas em situação semelhante.

O trabalho desenvolvido no ambulatório da Unifesp é recente e será apresentado num simpósio internacional em São Paulo, em junho.

O programa de orientação a pais e adolescentes é gratuito.

Saiba como participar e também como identificar as mudanças de comportamento de um dependente acessando o site do Jornal Hoje.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/universidade-da-atendimento-pais-e-dependentes-de-drogas-em-sp.html

g1.globo.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader