> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Unesco celebra Dia Mundial do Livro


www.envolverde.com.br - 26.04.10

Unesco celebra Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

Irina Bokova ressalta que a data é importante para enfatizar o papel fundamental que os livros exercem num mundo em constante evolução; ela afirma que não se pode esquecer as quase 800 milhões de pessoas que não podem ler ou escrever, 2/3 são mulheres.

Os livros materializam a diversidade cultural, geram conhecimento universal, contribuem para o diálogo e são instrumentos para a paz.

A afirmação é da diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, em mensagem pelo Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, celebrado nesta sexta-feira, 23 de abril.

Liberdade

Bokova ressalta que a data é importante para enfatizar o papel fundamental que os livros exercem num mundo em constante evolução.

Mas a celebração, segundo a diretora-geral da Unesco, não pode acontecer sem que se lembre das quase 800 milhões de pessoas que não podem ler ou escrever, 2/3 são mulheres.

Um direito humano fundamental, cita Bokova, é a liberdade de leitura, de acesso a culturas remotas, de educação e de pesquisa. Ela diz que legisladores, editoras, educadores e a sociedade civil precisam considerar novamente formas efetivas de promover a leitura.

O desenvolvimento dos livros não existe sem respeito aos direitos autorais, de acordo com ela, principalmente numa época em que a digitalização expõe o conteúdo a riscos de uso ilegal.

Observatório

A Unesco estabeleceu recentemente o Observatório Mundial Anti-Pirataria, uma plataforma online que fornece informações sobre medidas para combater o problema e políticas implementadas por Estados-membros.

Um júri internacional escolheu a cidade de Ljubljana, na Eslovênia, como capital mundial do livro em 2010. Buenos Aires, na Argentina, será a cidade celebrada no ano que vem.


Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/10042311i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/179169.html



(Envolverde/Rádio ONU)

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=73409&edt=34

Envolverde/Rádio ONU

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader