Bom dia

Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições

www.estadão.com.br - 29.04.10

Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições

Aproximar a pesquisa e a ciência das salas de aula é um dos objetivos do Prêmio Jovem cientista, que já está com inscrições abertas até 30 de junho. O tema deste ano é Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro. A premiação total é de R$ 145 mil, além de equipamentos de informática e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – que organiza o Jovem cientista.
Os estudantes têm o desafio de pensarem em alternativas que diminuam os impactos ambientais causados pelo uso de diferentes fontes de energia. Entre as propostas de estudo, estão fontes renováveis, não renováveis e geração de energia, desenvolvimento humano e uso de energia, efeito estufa, aquecimento global, Protocolo de Kyoto, poluentes e camada de ozônio e exploração sustentável dos recursos energéticos, entre outros.
Inscrições e outras informações podem ser obtidas no site www.jovemcientista.cnpq.br.
A premiação ocorre em cinco categorias: Orientador, Mérito Institucional, Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, e há, ainda, uma Menção Honrosa ao Pesquisador Doutor, que recebe R$ 15 mil.
No portal do prêmio, também é possível baixar o Kit Pedagógico para professores interessados em trabalhar o tema em sala de aula. O material possui roteiros interdisciplinares, sugestões de exercícios e propostas de abordagens do tema energia e meio ambiente.
Criado em 1981, o prêmio é considerado o principal da área científica na América Latina. A Gerdau e Fundação Roberto Marinho apoiam o projeto.
A premiação

Categoria Graduado