> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Terça-Feira , 27 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Capacitação para o Projeto Criança Ecológica


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 05.05.10

Educadores passam por capacitação para trabalhar com Projeto Criança Ecológica

Encontro em Bertioga reuniu 120 profissionais de nove municípios da região

Os professores e alunos da EMEF Professora Maria de Lourdes Gonçalves, em Salesópolis, sabem exatamente quais são os problemas ambientais que estão próximos da escola e juntos estudam algumas soluções. É que eles fizeram o biomapa da escola e do seu entorno. Iniciativas como esta foram alguns dos temas apresentados no programa de Capacitação de Educadores na Agenda Ambiental: Projeto Criança Ecológica, que ocorreu na semana passada em Bertioga.

O encontro reuniu mais de 120 professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, secretários municipais da educação e do meio ambiente e demais autoridades, totalizando a participação de nove municípios - Bertioga, Praia Grande, Santos, Sandovalina, Santa Isabel, Itanhaém, Salesópolis, Itapecerica da Serra e Biritiba Mirim. Todos tiveram a oportunidade de mostrar o que estão fazendo para sensibilizar as crianças quanto às questões ambientais com o apoio do projeto Criança Ecológica, da secretaria do Meio Ambiente (SMA) e do material pedagógico fornecido, como o livro "Criança Ecológica - Sou dessa turma", que já foi distribuído para mais de 106 mil crianças do 5º ano da rede municipal de ensino.

Desenhos dos personagens do Criança Ecológica, a criação de outros personagens infantis, poemas com temáticas ecológicas, bonecos, fantoches, jogos, cartazes, painéis e artesanato com materiais reciclados foram alguns dos instrumentos levados para a troca de experiências. As idéias expostas incentivaram os educadores a levarem novas propostas para aplicar em sala de aula, atendendo exatamente o objetivo do encontro, que teve duração de dois dias e foi organizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA.

A avaliação do encontro pelos participantes foi bastante positiva, e eles já cobram uma nova reunião. A Coordenadoria de Educação Ambiental percorrerá o Estado com mais capacitações para os educadores.

Da Secretaria do Meio Ambiente

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=209652&c=6

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader