Sexta-Feira , 29 de Março de 2024

www.envolverde.com.br - 06.05.10

Site apoia mobilização civil na construção do Plano de Educação de SP

Por Desirée Luíse, do Aprendiz

Criado para apoiar o processo de mobilização da sociedade civil na construção do Plano de Educação da cidade de São Paulo, o site De Olho no Plano já está há quase duas semanas no ar. Atualizado diariamente, o veículo de comunicação divulga notícias sobre as atividades realizadas em relação ao plano, depoimentos, entrevistas e artigos sobre o processo, além da agenda das plenárias e encontros temáticos.

De acordo com a editora do site, Fernanda Campagnucci, a receptividade do público está sendo boa. “Recebemos avisos de encontros temáticos e plenárias de discussões das comunidades sobre o plano. A interação tem acontecido também no Twitter. Pessoas têm nos procurado para saber sobre regulamentos ou como organizar encontros”, explica.

Mais do que apresentar o que está acontecendo no processo de construção do plano, o site busca centralizar informações que ajudem a subsidiar as discussões sobre o assunto na sociedade, segundo Fernanda. Na seção “A educação em São Paulo”, em “Sua região”, é possível acessar um diagnóstico de cada um dos 96 distritos da capital paulista.

“As pessoas precisam se apropriar de como podem participar desse processo de construção do Plano. A ideia do site é agregar conteúdo para que elas possam ir preparadas para a plenária e acompanharem as conversas com mais qualidade”, afirma a editora.

O Plano

Há uma década, a construção participativa do Plano Municipal é prevista no Plano Nacional da Educação (PNE). Depois de quase dois anos de discussão com o poder público, o documento para a cidade de São Paulo está sendo construído coletivamente, em um processo que deve culminar com a realização da Conferência Municipal de Educação, de 18 a 20 de junho.

De acordo com Samantha Neves, do Grupo de Trabalho de Educação do Movimento Nossa São Paulo, foi um desafio começar as ações efetivas. Inicialmente, a construção coletiva previa também uma discussão nos 477 setores de demandas da educação (divisão por área geográfica da cidade), além das plenárias e da conferência. “Com os atrasos nas conversas, tivemos que encurtar o processo. Passamos direto para uma etapa regional, que é discutir nas subprefeituras”.

Apesar disso, Fernanda ressalta que a dimensão participativa no processo é algo inédito. Desde março, foram realizadas mais de 1,6 mil atividades nas escolas. Até o dia 22 de maio, será possível organizar plenárias livres com o mínimo de dez participantes. Também começou na última terça-feira (4/5) as plenárias em cada uma das 31 subprefeituras, onde serão eleitos delegados para a conferência e definidas prioridades e propostas gerais para o plano da cidade.

O site De Olho no Plano foi desenvolvido pela Ação Educativa, com o apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad). O site conta ainda com a parceria do Movimento Nossa São Paulo.

Para publicar uma ação de sua escola ou comunidade no site, é só escrever para deolhonoplano@acaoeducativa.org.

(Envolverde/Aprendiz)

Aprendiz