> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Cadernos de teatro, dança e cinema


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 07.05.10

Educação lança cadernos de teatro, dança e cinema do programa Cultura é Currículo

Materiais serão lançados durante uma orientação técnica para educadores de toda a rede

O programa Cultura é Currículo dá mais um importante passo nesta semana. A Secretaria de Estado da Educação lança nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7, cadernos específicos de teatro, dança e cinema para que os professores possam explorar melhor as atividades culturais propostas pelo programa. O lançamento será realizado no Centro Cultural São Paulo, durante uma orientação técnica voltada a cerca de 270 educadores das 91 DEs (Diretorias de Ensino) da rede estadual.

"O princípio do Cultura é Currículo é fazer a articulação do conteúdo ensinado em sala de aula com produções culturais do campo da ciência, da tecnologia e das artes, entre elas o cinema [projeto O Cinema vai à Escola] e o teatro e a dança [projeto Escola em Cena]. Por isso, nosso objetivo, ao oferecer estes materiais, é fornecer aos docentes suporte e repertório para que eles possam promover essa articulação da melhor maneira possível. Mas os cadernos não trazem fórmulas prontas, é claro. O intuito é que os professores encontrem caminhos para transformar o conteúdo em um projeto próprio junto a seus alunos", afirma Claudia Aratangy, diretora de projetos especiais da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), da Secretaria. "É um material aberto que permite que professores de todas as disciplinas façam um bom proveito do conteúdo", acrescenta Devanil Tozzi, gerente de educação e cultura da FDE.

O material do projeto Escola em Cena é composto por três volumes. O primeiro trata das histórias do teatro e da dança, sistematizadas em linhas do tempo. O segundo volume, intitulado "As linguagens do teatro e da dança e a sala de aula", analisa a questão da mediação dessas expressões artísticas com objetivos e conteúdos curriculares, sugerindo atividades de apreciação e análise de espetáculos. O terceiro título, "Teatro e Educação: Perspectivas", apresenta três análises, com abordagens que se complementam, sobre o valor das artes cênicas para a educação, como processo de construção de significados, como atividade educativa no âmbito da escola e como espaço de exercício e formação de cidadania.

Além dos cadernos, será lançado o vídeo "Conversas de Teatro", que mostra entrevistas com especialistas sobre a história do teatro e sobre a importância das artes cênicas para a formação dos alunos: interagindo com essa arte como espectador ou por meio da participação de um grupo de teatro estudantil.

Cada uma das cerca de 5.300 escolas da rede estadual de ensino receberá um conjunto com os três volumes dos cadernos e o vídeo, até o fim deste semestre. O material será enviado também para as 91 DEs.

Já a sétima arte será abordada nos volumes três e quatro da publicação "Caderno de Cinema do Professor". O volume três contém entrevistas com educadores, cineastas e especialistas em cinema sobre a relação cinema-escola. O quarto volume traz roteiros e elementos para que os docentes possam discutir a segunda caixa de DVDS do projeto O Cinema vai à Escola. Entre os 21 filmes da coletânea estão "Rebobine, Por Favor", "O Sonho de Cassandra", "Gran Torino" e "Palavra Encantada". Todas as escolas de Ensino Médio e Diretorias de Ensino receberão, até o fim deste semestre, dez exemplares dos volumes três e quatro do "Caderno de Cinema do Professor".

Participam do lançamento dos materiais profissionais como Marcos Napolitano, professor de história da USP (Universidade de São Paulo); Sérgio Rizzo, professor e jornalista; Aimar Labaki (em vídeo), dramaturgo e diretor teatral; e Gisa Picosque, especialista em dança e teatro.

Durante o evento haverá apresentações de espetáculos de dança e teatro e de trabalhos realizados por escolas da rede estadual de ensino a partir das atividades do programa Cultura é Currículo.

O programa tem estimulado os alunos da rede estadual de ensino a se envolverem com o universo das artes. Por meio do projeto O Cinema Vai à Escola, estudantes da

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=209668&q=Educação+lança+cadernos+de+teatro,+dança+e+cinema+do+Cultura+é+Currículo

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader