> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Prêmio Ser Autor: inscrições até segunda-feira


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 07.05.10

Escolas podem se inscrever até segunda-feira para prêmio Ser Autor

Voltado para alunos e professores da rede estadual paulista, prêmio incentiva produção literária

As escolas da rede estadual de ensino têm até a próxima segunda-feira, 10, para fazer as inscrições para o 1º Prêmio "Ser Autor". Instituída em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, a premiação tem por objetivo estimular a produção literária de alunos e professores da rede estadual paulista. Os melhores trabalhos serão publicados em uma antologia, cujo lançamento acontecerá em agosto, durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. As escolas interessadas em participar devem preencher a ficha de adesão disponível no site www.crmariocovas.sp.gov.br e encaminhá-la para o e-mail saladeleitura@edunet.sp.gov.br.

"Nós temos implementado diversas ações e programas focados no desenvolvimento da leitura e escrita, como o Ler e Escrever e o Apoio ao Saber, dentre outros que contribuíram de forma significativa para a evolução apresentada pelos alunos da rede estadual no Saresp, em 2009. O Prêmio 'Ser Autor' também vai ao encontro dessa proposta, à medida que incentiva a produção e possibilita tornar público o trabalho de nossos alunos e docentes", afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

A ideia do prêmio surgiu em virtude de diversas escolas, por meio do programa Salas de Leitura, terem consultado a secretaria quanto à possibilidade de publicar trabalhos produzidos por alunos e professores. Assim, foi feita a parceria com a Câmara Brasileira do Livro, que será responsável pela publicação da antologia com os melhores trabalhos inscritos no concurso.

O concurso é aberto para alunos regularmente matriculados e que frequentam a rede estadual de ensino (em duplas e sob orientação de um professor), assim como docentes (individualmente) atuantes em sala de aula nos Ciclos I e II do Ensino Fundamental e Ensino Médio ou responsáveis pelas Salas de Leitura. A participação é condicionada à inscrição da escola. Os participantes serão divididos em quatro categorias: Categoria I - alunos do Ensino Fundamental Ciclo I (5º ano); Categoria II - alunos do Ensino Fundamental Ciclo II e EJA (6º ao 9º ano); Categoria III - alunos do Ensino Médio e EJA; Categoria IV - professores dos Ciclos I e II do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Na Categoria I, os participantes deverão escrever um conto literário, sobre o tema "Histórias de Meninos e Meninas". Nas Categorias II e III, o gênero será poesia, sobre os temas "Um belo dia" e "O Luar", respectivamente. Os poemas deverão ser inspirados na obra poética de autores de língua portuguesa, um dos focos da Bienal do Livro de 2010. Na Categoria IV, o gênero será memória literária, sobre o tema "Vi, nos olhos do meu aluno, a alegria de ser leitor".

Em uma primeira etapa, os trabalhos serão avaliados por uma comissão a ser formada nas escolas, que deverão selecionar e enviar para a Diretoria de Ensino um trabalho por categoria (exceto na Categoria IV, que prevê um para professor Ciclo I, um para professor Ciclo II e um para professor do Ensino Médio), até dia 22 de maio.

Na segunda etapa, os trabalhos serão analisados por uma comissão formada em cada Diretoria de Ensino, que ficará encarregada de enviar ao Centro de Referência em Educação Mário de Covas quatro trabalhos por categoria (exceto na Categoria IV, apenas três), até 31 de maio. Na última etapa, uma comissão composta por especialistas da área de educação e representantes da Câmara Brasileira de Livro selecionará 40 contos, 80 poemas (40 da Categoria II e 40 da Categoria III) e três memórias literárias (Ciclo I, Ciclo II e Ensino Médio), num total de 123 trabalhos (240 alunos e três professores), que serão publicados na antologia do I Prêmio "Ser Autor". Serão impressos cerca de 2 mil exemplares da antologia, destinados aos autores e às escolas da rede estadual.

Da Secretaria da Educação

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=209706&c=6

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader