Bom dia

Comissão discutirá qualidade dos cursos superiores

www.envolverde.com.br - 10.05.10

Comissão discutirá qualidade dos cursos superiores

A Comissão de Educação e Cultura vai realizar audiência pública conjunta com a Comissão Especial da Reforma Universitária para discutir a queda na qualidade dos cursos superiores no Brasil.

De acordo com a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), autora do requerimento aprovado ontem (6), nos anos de 2002 e 2003 foram abertos, em média, seis novos cursos em faculdades, centros universitários ou universidades, segundo estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Segundo a Agência Câmara, essa situação forçou o governo federal a promover mudanças nas regras para atestar a qualidade dos cursos e a vedar, recentemente, a abertura de novos cursos de Medicina e Direito. "A ausência de critérios mais rígidos para a avaliação da qualidade dos cursos tem jogado no mercado uma imensidão de novos formandos sem qualquer preparo para o exercício da profissão escolhida", argumenta a deputada.

Serão convidados para a audiência pública:
- o ministro da Educação, Fernando Haddad;
- a presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão;
- representantes do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas;
- um representante do Ministério Público Federal;
- o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas;
- representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)e
- representantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Públicas Estaduais e Municipais.

A data da audiência ainda não foi marcada.

(Envolverde/Nota 10)

Nota 10