Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024

Sisu reabrirá inscrições em junho para 2º semestre

www.g1.globo.com - 11.05.10

Sisu reabrirá inscrições entre os dias 10 e 14 de junho para vagas do segundo semestre

RIO - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) reabrirá entre os dias 10 e 14 de junho para preencher as vagas para o segundo semestre de universidades federais. Ainda não há previsão do número de instituições participantes nem da quantidade de vagas disponíveis, pois as adesões ainda começarão, provavelmente, nesta semana. Só poderá participar quem tiver feito o Enem 2009.

A maior mudança em relação à rodada anterior do Sisu será na hora da inscrição. O candidato poderá se inscrever em apenas dois cursos, com ordem de prioridade. Caso ele seja aprovado para a primeira opção, o estudante sai automaticamente do sistema. Se for aprovado para a segunda opção, ele permanece no Sisu e continua concorrendo a uma vaga.

A nova norma tem como objetivo evitar o que ocorreu anteriormente: muitos alunos se inscreviam para um curso e depois não faziam a matrícula, o que gerou sobre de vagas nas três chamadas.

Outra diferença em relação à edição passada, é que, em vez de três, haverá apenas uma rodada e a partir dela será gerada uma lista de espera. Será a partir desta lista que as instituições poderão convocar candidatos para vagas remanescentes.

MEC