> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 27 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Fóssil de megapredador é encontrado no Brasil


www.jt.com - 11.05.10

Fóssil de megapredador é encontrado no Brasil

Réptil achado no Rio Grande do Sul viveu há 240 milhões de anos, antes dos dinossauros

Alexandre Gonçalves

Pesquisadores brasileiros encontraram o fóssil de um predador pré-histórico em excelente estado de conservação no município de Dona Francisca (RS), a 260 km de Porto Alegre. O réptil, classificado como um Prestosuchus chiniquensis, viveu há 240 milhões de anos, antes do aparecimento dos dinossauros. Segundo os cientistas, é o fóssil mais bem conservado do maior predador do Triássico médio.

O paleontólogo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Sérgio Cabreira e o biólogo Lúcio Roberto da Silva vasculhavam uma ravina onde já haviam encontrado duas vértebras fósseis.

Avistaram então a omoplata do Prestosuchus recém exposta pela água das chuvas. Depois de remover a terra, descobriram que a peça incluía crânio, patas e parte do tórax.

Evolução

O Prestosuchus pertencia ao grupo dos arcossauros basais - predadores que antecederam os dinossauros, pterossauros e crocodilos na árvore da evolução.

Do ponto de vista morfológico, o fóssil gaúcho é mais parecido com um jacaré: caminhava sobre quatro patas, possuía uma longa cauda e um focinho alongado. O corpo não tocava o solo. Os pesquisadores estimam que ele pesava cerca de 1 tonelada e media 7 metros de comprimento e 1,5 metro de altura.

O material foi tombado no acervo do Museu de Ciências Naturais da Ulbra. Na quinta, um caminhão deverá buscar o bloco de pedra, que ainda está no sítio paleontológico, para levá-lo ao museu. A peça mede 2 metros de comprimento e pesa 3,5 toneladas. O primeiro fóssil de Prestosuchus chiniquensis foi encontrado em 1938 pelo paleontólogo alemão Friedrich Von Huene, em São Pedro do Sul (RS).P

http://www.jt.com.br/editorias/2010/05/11/int-1.94.6.20100511.1.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader