> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Unesco celebra Dia da Língua Portuguesa


www.envolverde.com.br. 12.05.10

Unesco celebra Dia da Língua Portuguesa

Por Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York


Evento na sede da agência da ONU, em Paris, terá concertos com a cantora portuguesa Maria Medeiros e a cabo-verdiana Celina Pereira; comemoração vai ressaltar a diversidade do idioma, falado em oitos países, em quatro continentes.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, celebra nesta quarta-feira o Dia da Língua Portuguesa. Um evento na sede da agência, em Paris, irá ressaltar a diversidade do idioma, falado em oito países: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A abertura das comemorações será feita pelo representante de Portugal junto à Unesco, Embaixador Manuel Maria Carrilho e na sequência, haverá discurso da Diretora-Geral da agência, Irina Bokova. O Brasil estará representado no evento pelo Embaixador do país na Unesco, João Carlos de Souza Gomes.

Música e Poesia

O Dia da Língua Portuguesa na Unesco também vai contar com a participação de artistas dos países lusófonos para mostrar as diferentes culturas dos falantes do português.

Na área musical, o evento terá apresentações da cantora portuguesa Maria de Medeiros, Artista para a Paz da Unesco; da cantora Celina Pereira, de Cabo Verde e do cantor Lulendo, de Angola. Haverá também declamação de poemas do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto e a participação do artista moçambicano Malangatana.

O português é falado por cerca de 250 milhões de pessoas no mundo e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa trabalha para que o idioma se torne língua de trabalho nas Nações Unidas.



Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/10051111i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/179932.html



(Envolverde/Rádio ONU)

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=74420&edt=34

Rádio ONU em Nova York

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader