> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 30 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Descoberta localização da matéria comum perdida


www.g1.globo.com - 18.05.10

Descoberta localização da matéria comum 'perdida ' do Universo

Prótons e nêutrons que 'faltavam' no Universo local estão espalhados em rede de gás quente

estadao.com.br

Usando o Observatório de raios X Chandra da Nasa e o XMM-Newton da Agência Espacial Europeia (ESA), cientistas encontraram um enorme reservatório de gás ao longo de uma estrutura de galáxias semelhante a uma muralha, a cerca de 400 milhões de anos-luz da Terra. A descoberta representa, segundo os pesquisadores, forte indício de que a "matéria perdida" do Universo próximo está presente numa enorme teia de gás quente e difuso.

A emissão de raios X da muralha é muito tênue para ser detectada. Por isso, os cientistas concentraram a busca na absorção de luz de uma fonte brilhante localizada atrás do gás. Essa fonte é um buraco negro gigante muito afastado da muralha, a uma distância de dois bilhões de anos-luz.


O resultado apoia a previsão de que cerca de metade da matéria normal do Universo local está presente numa rede de gás quente e difuso. A matéria normal - que é diferente da matéria escura - é composta de partículas como prótons e nêutrons e compõe estrelas, planetas e seres vivos.

Uma série de estimativas havia produzido uma previsão de quanta matéria normal deve existir no Universo, mas observações das regiões próximas vinham revelando apenas metade do total. A constatação da presença do gás quente ajuda a explicar a diferença.






http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,descoberta-localizacao-da-materia-comum-perdida-do-universo,552984,0.htm

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader