> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Tesouro barroco em São Paulo


www.jt.com - 19.05.10

Tesouro barroco em São Paulo

Tribunal de Justiça exibe mostra com 43 obras do estilo. Vinte e uma são do mestre Aleijadinho

Bianca Balsi, bianca.balsi@grupoestado.com.br

Está em cartaz, no Tribunal de Justiça de São Paulo, a exposição O Berço do Barroco no Brasil, que reúne 43 obras do período Barroco brasileiro. Entre os trabalhos, estão 21 peças atribuídas a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. As obras do maior artista do Barroco nacional pertencem à coleção do curador da mostra, Marcelo Coimbra. “Essas peças foram expostas no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, no ano passado, e atraíram cerca de 45 mil pessoas. São obras muito importantes e bonitas”, diz Coimbra.

Além dos trabalhos de Aleijadinho, há santos esculpidos por outros dois artistas: frei Agostinho da Piedade e frei Agostinho de Jesus. Pertencentes à coleção particular do juiz estadual Ary Casagrande Filho, essas peças estão sendo expostas pela primeira vez no País.

Na mostra, o visitante tem a chance de observar a trajetória completa do movimento, que começou na região que hoje compreende a Grande São Paulo, no início do século 17, com a chegada dos primeiros freis portugueses, como forma de doutrinação católica. As obras que retratam o início do Barroco no Brasil foram atribuídas aos freis Agostinho da Piedade e Agostinho de Jesus, e foram encontradas em igrejas de São Paulo. Já as peças atribuídas a Aleijadinho são marcos do ápice do movimento, no início do século 18, e foram trazidas de Minas Gerais, onde nasceu o artista.

“Essas peças foram feitas num período que vai de 1635 a 1660 e mostram como e onde nasceu o movimento artístico barroco no Brasil. Embora tenha nascido na nossa região, em lugares como Itu e Santana de Parnaíba, foi com Aleijadinho que o movimento ganhou projeção”, explica o curador, que completa: “Nossa intenção com essa exposição é resgatar a formação sociocultural do Brasil”.

Entre as obras de destaque, estão uma imagem de Nossa Senhora de Montserrat, atribuída ao frei Agostinho da Piedade; Nossa Senhora da Conceição, esculpida em barro branco cozido e atribuída ao frei Agostinho de Jesus; e o Santo Antônio talhado em madeira policromada, do fim do século 18, de Aleijadinho.

“O nosso Barroco fugiu das teorias europeias. Em vez de esculpir em mármore Carrara, nossa arte era feita em terracota e madeira”, destaca Coimbra.

DIVIRTA-SE
O Berço do Barroco no Brasil.
Exposição. Aberta diariamente, das 13h às 18h, até o dia 30.
Palácio da Justiça. Praça da Sé, s/n. 3295-5819. Grátis


http://www.jt.com.br/editorias/2010/05/19/var-1.94.12.20100519.8.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader