> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Comemorações do Dia Mundial da Biodiversidade


www.envolverde.com.br - 20.05.10

Dia Mundial da Biodiversidade é comemorado em 15 zoológicos brasileiros

Por Carlos Américo, do MMA

Para chamar a atenção de crianças e adultos para a importância da proteção da biodiversidade brasileira e da crescente da taxa de extinção de animais, 15 jardins zoológicos de todo o Brasil terão atividades especiais, neste sábado (22/05), em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade.

Ao chegar ao zoológico, os visitantes vão poder conhecer, de forma divertida, ações de proteção da biodiversidade e o que podem fazer para proteger o meio ambiente. Além disso, durante todo o dia uma oficina vai ensinar as crianças a fazerem suas próprias máscaras com a face de animais.

Serão 10 bichos da fauna brasileira, das mais variadas espécies. Quem participar da oficina poderá escolher entre capivara, onça, lobo-guará, sagui, tamanduá, quati, urubu-rei, papagaio, gavião real e coruja para fazer sua máscara.

Como atividade de educação ambiental, os visitantes vão conhecer curiosidades sobre aqueles animais enquanto confeccionam suas máscaras. Depois, eles poderão conhecer esses animais durante o passeio no zoológico e comparar qual máscara se parece mais com o bicho de verdade. Os adultos também podem entrar na brincadeira.

Os modelos das máscaras foram retirados do livro de educação ambiental "Máscaras da fauna brasileira - Faces para o ensino e divulgação da ecologia, etologia, zoologia e educação ambiental". O livro, ainda inédito, será disponibilizado para educadores na sede dos zoológicos.

Participam da atividade em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade os zoológicos de Bauru (SP), Brasília (DF), Manaus (AM), de Ilha Solteira (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte (MG), de Porto Alegre (RS), Balneário Camboriu (SC), Curitiba (PR), Mangal das Garças (PA), de Gramado (RS), João Pessoa (PB), Recife (PB), Parque Ambiental Chico Mendes (AC) e de São Carlos (SP).

O evento está sendo organizado pela agência de cooperação técnica alemã GTZ e Sociedade Brasileira de Zoológico com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.



FOTO




Legenda: Os visitantes vão poder conhecer, de forma divertida, ações de proteção da biodiversidade e o que podem fazer para proteger o meio ambiente.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=74785&edt=2

MMA

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader