> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Internet rápida para metade da população mundial


www.envolverde.com.br - 26.05.10

Internet rápida para metade da população mundial até 2015

Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

UIT pede grandes esforços nos países em desenvolvimento para objetivos e metas dos próximos cinco anos; relatório lançado nesta terça-feira mostra que número de usuários de internet mais do que dobrou desde 2003.

A União Internacional de Telecomunicações, UIT, lançou nesta terça-feira um relatório com a revisão dos progressos realizados para a criação de uma sociedade global de informação até 2015.

O compromisso foi acordado entre governos durante a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, realizada em Genebra em 2003 e em Túnis em 2005.

Celular

O documento, apresentado na Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações, que acontece em Hyderabad, na Índia, mostra crescimento e evolução na área de tecnologia celular móvel.

Segundo o secretário-geral da UIT, Hamadoun Touré, hoje quase 90% da população global está coberta por uma rede celular móvel, incluindo áreas rurais e remotas.

A agência da ONU afirma que, em muitos países em desenvolvimento, linhas de telefone fixas são limitadas aos centros urbanos. Mas mais da metade das famílias rurais tem celular.

Internet

O relatório também ressalta que o número de usuários de internet mais do que dobrou desde 2003 mas pede mais esforços para o acesso à rede. De acordo com a UIT, 75% das residências possuem televisão e apenas 25% tem internet.

O texto cita a importância de investimento no acesso público à internet e à conexão rápida. No México, por exemplo, quase 40% das 7 mil bibliotecas públicas oferecem o serviço.

Apesar dos avanços, o documento conclui que grandes esforços serão necessários nos países em desenvolvimento para alcançar os objetivos e metas até 2015, como a ampliação do conteúdo online e aplicativos.


Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/1005255i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/180435.html



(Envolverde/Rádio ONU)

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=75122&edt=3

Rádio ONU em Nova York

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader