> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Domingo , 25 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Feliz aniversário, ciência


www.estadao.com.br - 28.05.10

Feliz aniversário, ciência! por Carlos Orsi

Seção: Filosofando

História

28.maio.2010

Claro que a data exata do nascimento da ciência é desconhecida, mas gosto da sugestão do físico Robert L. Park, que comemora o 28 de maio. Neste dia, 2.595 anos atrás, uma batalha entre medos e lídios, onde hoje é a Turquia, foi interrompida por um eclipse do Sol — interpretado, por ambos os lados da refrega, como um sinal de desaprovação, pelos deuses, da carnificina.
O fato certamente tem apelo dramático — não é difícil imaginar o pessoal vestido mais ou menos como figurantes de 300 de Esparta (a batalha das Termópilas foi uns 100 anos mais tarde) parando de repente, cada guerreiro olhando para o céu e sentindo mais medo do que se passava lá em cima do que das lanças e espadas dos guerreiros do outro lado — mas sua importância pra a história da ciência é outro.
O eclipse de 28 de maio de 585 AEC (”Antes da Era Comum”; acho mais prático que “Antes de Cristo”; e, oras, o blog é meu) foi o primeiro a ser previsto; ou, ao menos, o primeiro cuja previsão foi registrada pela história.
Está em Heródoto, pode conferir.
O autor da previsão foi Tales de Mileto que, simbolicamente, pode ser considerado o primeiro cientista e, também, o primeiro filósofo (era o que Aristóteles dizia, ao menos).
Como se não bastasse a previsão, a ele também é atribuída a articulação do princípio básico da ciência: Todo fenômeno observável tem uma causa física. Ou, nas palavras de Sherlock Holmes: “O mundo é vasto o bastante para nós. Fantasmas são desnecessários”.

http://blogs.estadao.com.br/carlos-orsi/2010/05/28/feliz-aniversario-ciencia/

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader