> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quarta-Feira , 05 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Olimpíada de Português: mais de 130 mil inscritos


www.nota10.com.br - 01.06.10

Mais de 130 mil inscritos na Olimpíada de Português

Com as inscrições abertas até 7 de junho, a segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro já superou o número de inscritos de 2009 em todos os campos. Até as 14h30 de sexta-feira (28), aderiram à olimpíada 5.171 municípios (do total de 5.565) e se inscreveram 56.481 escolas da educação básica e 133.469 professores.

Podem participar da olimpíada educadores que trabalham com turmas do quinto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Após a adesão do município e da inscrição da escola, o professor de língua portuguesa pode começar as atividades de preparação dos textos com seus alunos.

De acordo com o coordenador-geral de tecnologias da Secretaria de Educação Básica, Raymundo Ferreira Filho, o Ministério da Educação (MEC) enviou para as escolas quatro livros, um por gênero literário, que orientam as atividades dos professores com os estudantes em todas as fases do concurso.

Se o professor lecionar no quinto ou no sexto ano do ensino fundamental, por exemplo, ele vai estudar com os alunos o gênero poesia e motivar os estudantes a escrever poesia, explica Raymundo Ferreira Filho. Essa parte do trabalho deve ser concluída até 16 de agosto, prazo que a escola tem para selecionar um texto de cada gênero e enviar para a comissão municipal.

Identidade – Dentro de quatro gêneros literários, professores e estudantes vão escrever sobre experiências de suas famílias, escolas, bairros e cidades. O Lugar Onde Vivo é o tema central dos trabalhos. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano, textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.

A segunda Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Em 2009, a olimpíada teve a adesão de 4.529 municípios, 53.590 escolas e 130.407 professores.

Inscrição - Na página eletrônica da olimpíada, secretarias de educação, diretores de escolas e professores encontram o regulamento, ficha de inscrição, prazos, prêmios. Podem, ainda, solicitar informações pelo telefone gratuito 0800 771 9310, e no Cenpec.

http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/8596_Mais-de-130-mil-inscritos-na-Olimpiada-de-Portugues

MEC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader