Bom dia
Sábado , 20 de Abril de 2024

Agenda cultural deste final de semana

Portal do Governo do Estado de São Paulo - 11.06.10

Confira as atrações da agenda cultural deste final de semana

Exposição Copas do Mundo de A a Z que acontece no Museu do Futebol é um dos destaques

A agenda cultural deste final de semana oferece diversas opções gratuitas e a preços populares. Para os fãs do futebol, a dica é a exposição Copas do Mundo de A a Z que acontece no Museu do Futebol.

Copas do Mundo de A a Z
Trajeto semelhante ao de um labirinto leva os visitantes a 26 salas, cada uma representada por uma letra do alfabeto. Por meio de vídeos, imagens e objetos, a história das Copas do Mundo é contada em ambientes decorados com imagens de galinhas (referência aos frangos tomados pelos goleiros), reproduções de dribles em grafite feitas por Paulo Ito e figurinhas de época de grandes nomes do futebol. Em destaque, espaço dedicado a Paulo Machado de Carvalho, importante personagem do futebol brasileiro, que dá nome ao estádio do Pacaembu.
Curadoria do jornalista Marcelo Duarte e projeto museográfico de Ronaldo Barbosa

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu - São Paulo
Terça-feira a domingo, inclusive aos feriados, das 10 às 17 horas
Horário sujeito a alterações em dias de jogos vespertinos no Estádio do Pacaembu
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)

MÚSICA POPULAR

Pepe Cisneros e Cuba 07
O grupo faz show de jazz com ritmo latino, que inclui temas de compositores como Duke Ellington, Caravan; Horace Silver, Song for my father; e os cubanos Frank Emilio, Gandinga, Mondongo y Sandunga; e Isolina Carrillo, Dos Gardenias. No piano Pepe Cisneros, produtor e diretor musical, no sax Luis Cabrera, no trompete Jorge Luis Ceruto, no baixo Sidiel Vieira, na conga (tipo de tambor cubano), Pedro Bandera e, nos timbales, Rodrigo Bueno, o Papito.
Domingo, 13, 11 horas

Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 - Jardim Paulistano - São Paulo

Pixinga, o Arranjador
Sob a coordenação de Paulo Flores, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresenta espetáculo que relembra programa de auditório transmitido pela antiga Rádio Tupi, em 1940, com apresentação do radialista Almirante (Henrique Domingues) e direção musical de Pixinguinha e Benedito Lacerda. A orquestra apresenta serestas, maxixes, valsas e polcas, estilos musicais executados, na época, pela Orquestra do Pessoal da Velha Guarda e pelo Grupo de Chorões. Participação especial do ator Carlos Ribeiro, na interpretação de Almirante que, naqueles tempos, contava histórias sobre a cultura musical brasileira do século 19.
Sábado, 12, 20h30
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Renato Anesi e o show 59 Cordas
O músico mostra familiaridade com diversos instrumentos, como banjo de cinco cordas, violão tenor, bandolim e cavaco, em show com participação especial do contrabaixista Pedro Macedo. No programa, composições autorais, mescladas com arranjos inéditos de autores consagrados como George Gershwin, Django Reinhardt, Pixinguinha, Glenn Miller, Noel Rosa e Ernesto Nazareth.
Domingo, 13, 20h30

Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 - centro - Tatuí - São Paulo

Irineu de Palmira
O músico, cantor e compositor mineiro toca violão e solta a voz no show Benza Deus, ô sorte! em homenagem ao samba clássico. No programa, Roda, Minha gente, Samba do siri e outras canções.

CPC-USP - Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista - São Paulo
Domingo, 13, 11 horas

EXPOSIÇÃO

Santos e Pagu
Em comemoração aos 100 anos da escritora Patrícia Galvão, a Pagu, exposição reúne fotos, imagens e documentos inéditos que mostram a relação da musa do modernismo brasileiro com a cidade litorânea. Em destaque, trabalhos de artistas plásticos santistas reunidos sob o tema Olhos de fazer doer e O sagrado oculto.
Curadoria de Lúcia Maria Furlani, presidente do Centro de Estudos Pagu Unisanta.

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 - centro - Santos