> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Enem abre inscrições nesta segunda


www.ultimosegundo.com.br - 21.06.10

Enem abre inscrições nesta segunda. Saiba como se preparar

Professores dão dicas de como o estudante tem de se preparar para a prova, que será realizada em novembro

Carolina Rocha, iG São Paulo


O Ministério da Educação abre as inscrições para a prova de 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta segunda-feira. Podem se inscrever alunos da última série ou candidatos que já concluíram o ensino médio.

As inscrições vão até 9 de julho e devem ser feitas exclusivamente pela internet. A prova será aplicada em 6 e 7 de novembro e terá 180 questões de múltipla escolha de ciências da natureza, ciências humanas, matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias, além de uma redação.

Prepare-se

A prova, que antes tinha o objetivo de avaliar a qualidade do estudo nesta fase, passou a ser, desde o último ano, classificatória para universidades de todo o País. No início de 2010, 23 universidades federais, 26 institutos federais e duas estaduais ofereceram mais de 47,9 mil vagas utilizando apenas a nota do exame.


No meio do ano, com a mesma nota da prova do ano passado, os candidatos puderam concorrer ainda a mais 16 mil vagas em 15 universidades federais, duas estaduais, 17 institutos federais e um centro federal de educação tecnológica (Cefet). O exame também é pré-requisito para o estudante conseguir uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni) em instituições particulares e a certificação para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de oferecer pontos extras em vestibulares como o da Fuvest e Unicamp.

Conheça a prova

O primeiro passo é conhecer o formato do exame. Desde 2009, a prova passou a ter 180 questões mais a redação. “O ideal é pegar a prova do ano passado e praticar, respondê-la inteira”, recomenda o professor Edilson Aparecido Chaves, coordenador do curso preparatório para o exame do cursinho Uninter. (Clique para ver as questões e os gabaritos: prova 1, prova 2, gabarito 1 azul, gabarito 2 azul)

Fazendo uma análise geral da prova do último ano, pode-se apontar as seguintes características:

Contexto - Elaborado para testar as habilidades de construção do conhecimento, o Enem - até o ano passado - não costumava exigir que o candidato soubesse fórmulas ou datas de cor. As questões eram baseadas na lógica e os mesmos assuntos permeavam mais de uma disciplina para testar a capacidade de intertextualização do aluno.

O formato continua este, mas a prova do ano passado passou a exigir cada vez mais o conhecimento dos conteúdos para a solução de questões. “Apesar de ser uma prova de raciocínio, no ano passado algumas questões exigiram que o candidato soubesse os conceitos de transformação de unidades”, exemplifica o professor de Física do Cursinho do XI, Márcio Haga.

O diretor editorial do Sistema COC de Ensino, Miguel Castro, ressalta que o conteúdo do dia-a-dia continua tento grande peso na hora de fazer a prova. “Apesar de não exigir que o aluno saiba a data de nascimento e de morte de um autor nem que memorize fórmulas, passou a exigir que ele conheça o conceito”.

Referências - O exame utiliza textos para servir de referência para as questões. Mesmo as perguntas da área de exatas seguem esta característica. “O candidato tem de ler com muita paciência, prestar atenção na pontuação do texto para não se confundir e acabar errando uma questão por desatenção”, recomenda Vivian D’Angelo Carrera, professora de Linguagens e Técnicas de Redação do Cursinho do XI.

Além da leitura dos enunciados, o estudante deve se concentrar na interpretação de gráficos e inforgráficos. “Os gráficos sintetizam referências que muitas vezes não estão no enunciado da questão. O candidato tem de levar todas as informações em consideração”, recomenda Miguel Castro.

Como estudar

Conhecendo bem a prova, o candidato deve se concentrar no conteúdo exigido. Para o professor do cursinho Uninter, uma boa pesquisa na matriz de referência curricular servirá para o candidato como base para conduzir seus estudos. “Essa é uma boa orientação para quem vai estudar sozinho. Consulta

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem+abre+inscricoes+nesta+segunda+saiba+como+se+preparar/n1237671279850.html

MEC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader