> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Atlas Sociolinguístico dos indígenas da A. Latina


www.envolverde.com.br - 24.06.10

UNICEF lança Atlas Sociolinguístico dos Povos Indígenas da América Latina



O Atlas tem por objetivo ser uma ferramenta para o planejamento e implementação de políticas públicas que levem em consideração a riqueza e complexidade linguística da região

Cartagena de Indias, 21 de junho – O UNICEF, em cooperação com a Agência de Cooperação Espanhola (AECID) e a Fundação Intercultural Bilíngue de Educação (FUNPROEIB Andes), lançou o Atlas Sociolinguístico dos Povos Indígenas da América Latina, uma análise linguística e sociocultural para a América Latina.

Com informações sobre 21 países, o Atlas analisa a região do sul ao norte, começando pela Patagônia e terminando no México, descrevendo 522 povos indígenas da América Latina, por meio de dados demográficos e geográficos, e disponibilizando ainda um olhar crítico sobre a situação atual desses povos. O objetivo do Atlas é servir como instrumento para a elaboração e implementação de políticas públicas que levem em consideração a riqueza e a complexidade sociolinguística da região.

"Ter mais informação sobre os povos indígenas localizados em vários países latino-americanos pode nos ajudar a repassar experiências educativas bem-sucedidas de um país para outro", diz Anna Lucia D'Emilio, Coordenadora Regional de Educação e de Populações Excluídas do UNICEF para a América Latina e o Caribe.

Leticia Casañ Jensen, coordenadora do Programa de Povos Indígenas da AECID, diz que o Atlas é "uma importante ferramenta para todos que desejam trabalhar com o reconhecimento e o direito ao próprio desenvolvimento dos povos indígenas latino-americanos".

O Atlas, impresso em dois volumes, contém dados demográficos, étnicos e linguísticos. Um DVD interativo encartado na publicação conta com diagramas, estatísticas e mapas para disseminar a informação para escolas, mídia e organizações indígenas e indigenistas da região.

Alguns dados mostrados pelo Atlas:
São 522 povos vivendo na América Latina,
correspondendo a uma população de cerca de 500 mil indígenas,
falando 420 línguas,
em 21 países, incluindo alguns do Caribe.
Trinta e quatro especialistas participaram de sua elaboração, sendo quatro somente do Brasil.



(Envolverde/Unicef)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=76488&edt=40

UNICEF

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader