Bom dia
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024

Conselhos federal e regionais de Pedagogia

www.nota10.com.br - 15.07.10

Câmara aprova criação de conselhos federal e regionais de Pedagogia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou ontem (14) o Projeto de Lei 2508/07, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) que autoriza o Poder Executivo a criar os conselhos federal e regionais de Pedagogia.

Como tramita em caráter conclusivo, a proposta, que já havia sido aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público em dezembro do ano passado, será encaminhada agora para o Senado, se não houver recurso para a análise pelo Plenário da Câmara.

Segundo a Agência Câmara, os conselhos são os órgãos responsáveis pela orientação, disciplina e fiscalização do exercício da profissão de Pedagogo. Pelo texto aprovado, o Executivo criará os cargos necessários para o funcionamento dos conselhos, regulamentará a organização, as competências e as atribuições dos novos órgãos.

A relatora, deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), recomendou a aprovação da proposta. A CCJ analisou apenas a constitucionalidade e a adequação jurídica e de técnica legislativa do projeto.

Em sua justificativa na apresentação do projeto, o autor da proposição alega que os educadores, com a evolução da sociedade, passaram a atuar em diversos setores, além dos espaços escolares formais, criando um novo panorama para a ação do pedagogo. O crescimento do campo de atuação e, consequentemente do número de profissionais, torna indispensável, segundo ele, a criação de órgãos de fiscalização.

nota10.com.br