> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Restauro de Teatro vira sala de aula


www.jt.com.br - 16.07.10

Restauro de Teatro vira sala de aula

Mariana Lenharo

O canteiro de obra instalado em frente ao painel de Emiliano Di Cavalcanti, na fachada do Teatro Cultura Artística, região central, serviu nesta terça-feira (6) como sala de aula para alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Ao lado da arquiteta Isabel Ruas, que coordena a restauração da obra, o grupo descobriu segredos sobre o trabalho minucioso de recuperar, pastilha por pastilha, o mosaico de 48 por 8 metros.

Para Isabel, a Alegoria das Artes sobreviveu bem à provável falta de manutenção e ao incêndio que destruiu grande parte do teatro em 2008. Os principais desafios, agora, são reparar as fissuras decorrentes da dilatação do mural por causa do fogo e eliminar os efeitos da chuva e da poluição ao longo de 60 anos.

O trabalho de restauro deve levar um ano. Já a reconstrução do teatro, que ainda depende de uma licitação para a escolha da empresa responsável, deve ser concluída em 2012. O valor total estimado para as obras é de R$ 75 milhões, que estão sendo captados de empresas privadas.

A estrutura metálica que pode ser vista do lado de fora do Cultura Artística vai permanecer até o fim das obras. Segundo o engenheiro Felipe Oliveira, da Racional Engenharia, empresa responsável pela construção da estrutura, ela serve não só para abrigar os restauradores, mas também para sustentar o painel quando o que sobrou do edifício for demolido.

Intervenção
A arquiteta, que defende o princípio da mínima intervenção, conta que a responsabilidade de recuperar uma obra de tanta importância não a assusta já que ela trabalha com prazer e recebe grande suporte do Cultura Artística.

O estudante Saulo Vieira, do quarto ano de arquitetura, gostou de ver de perto o painel e os restauradores em ação e conta que já fez na faculdade uma disciplina sobre restauro. A única decepção foi não ter visitado o resto do teatro.

A experiência de ter o mosaico de Di Cavalcanti ao alcance das mãos também deslumbrou a professora Fabiana Lopes de Oliveira. “Ele é muito mais bonito de perto, a gente percebe melhor as cores, os contrastes. De longe, não se tem essa dimensão.”

Para ela, a visita põe os alunos em contato com materiais e técnicas novas, que eles podem usar como referências em seus próprios trabalhos. As visitas são destinadas a um público especializado, relacionado à arquitetura ou à restauração, mas leigos podem ir à exposição instalada na fachada do teatro, também com monitoria.

Agendamento de visitas
Telefone: 5083-4360
E-mail: exposicaodicavalcanti@viadasartes.com.br
Endereço: Rua Nestor Pestana, 196, Consolação, centro, São Paulo

http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/restauro-de-teatro-vira-sala-de-aula/

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader