Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024

Oferta de cursos tecnológicos cresce 135% em institutos federais

ANDRESSA TAFFAREL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com foco no mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia cresceram nos últimos anos em ritmo acelerado, assim como a economia do país.

Responsáveis por grande parte das vagas oferecidas no Sisu (sistema do Ministério da Educação que usa a nota do Enem), os institutos federais estão distribuídos por todos os Estados --alguns têm até mais de um.

Alessandro Shinoda/Folhapress

Estudante Cassia Cabral, 23, no laboratório de mecânica do Instituto Federal de São Paulo; cursos tecnológicos crescem
Dados de 2008 do Censo da Educação Superior, do MEC, mostram que o número de cursos de tecnologia nos institutos, que eram conhecidos como Cefets, cresceu 135% em seis anos --de 146, em 2002, para 343, em 2008.

Um dos motivos é que esses cursos podem formar profissionais especializados mais rápido. Em média, os tecnológicos duram de 2 a 3 anos, enquanto os bacharelados podem chegar a 5.

"Parte do mercado de trabalho não pode esperar tanto tempo [por um bacharel], e os tecnólogos têm uma formação tão qualificada quanto os bacharéis, só que mais específica", afirma o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

O projeto de expansão dos institutos federais também faz parte de uma política do governo Lula, que pretende oferecer ensino superior gratuito nas cidades do interior.

Outro objetivo é criar cursos que possam suprir necessidades regionais do mercado. A carga horária costuma ser intensa, com cursos de período integral. "É muito bom, mas bem puxado", afirma Cássia Cabral, 23, que faz engenharia de controle e automação no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP).

DIFICULDADES

Uma das dificuldades dos institutos é mostrar que os cursos de tecnologia são de ensino superior, e não de nível médio, como os técnicos. "O tecnólogo não é um técnico melhorado. [O tecnológico] É um curso superior, e quem sai dele pode fazer mestrado, doutorado", diz Consuelo Sielski Santos, reitora do instituto de SC.

A falta de parceria com empresas para realizar pesquisas é outro problema que alguns institutos encontram. "A maioria das empresas não nos conhece", diz Yoshikazu Suzumura Filho, reitor em exercício do IFSP.

+ Notícias em Saber

Batista é o 1º colégio de SP em redação no Enem
Governo dá mais autonomia às universidades federais
Fatecs divulgam lista de convocados do vestibular para o 2º semestre de 2010
Lei do piso salarial para professores da rede pública ainda enfrenta resistência
Livraria da Folha

Maricota e o Mundo das Letras

Frei Betto
De: 32,00

Por: 28,80

Comprar
1001 Dúvidas de Português

Jose de Nicola, Ernani Terra
De: 26,90

Por: 19,90

Comprar Confira os livros que deram o que falar na semana
Mate saudade da infância com nova edição da cartilha "Caminho Suave"
Dicionário Houaiss na nova ortografia de R$ 250,00 por R$ 174,90; economize 30%!
Inglês e mais 6 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 20%!
Prefira frases curtas, evite adjetivos, ensina "A Arte de Escrever Bem"

Comentar esta reportagemVer todos os comentários (0)
Termos e condições
PUBLICIDADE