> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 18 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Aulas de física e química na Unicamp nas férias


www.g1.com.br - 23.07.10

Alunos trocam férias escolares por aulas de física e química na Unicamp

Estudantes fazem experiências em laboratórios.

Objetivo é despertar interesse pela ciência.

Vanessa Fajardo
Do G1, em São Paulo


Pelo menos 130 alunos do ensino médio de escolas da região de Campinas (SP) trocaram as férias por aulas de química e física oferecidas pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Os projetos "Química em Ação", promovido pelo Instituto de Química da Universidade, e "Física nas Férias", iniciativa dos alunos de física da Unicamp, têm o objetivo de despertar o interesse dos estudantes por essas carreiras.

A segunda edição do "Química em Ação" atende 50 alunos do ensino médio exclusivamente de escolas públicas. Eles foram selecionados por meio do histórico escolar e de uma redação. As aulas começaram na segunda-feira (19) e terminam nesta sexta-feira (23). A participação é gratuita e o estudantes recebem kit com avental, óculos e luvas para manuseio das substâncias químicas.

Pela manhã, os alunos participam de palestras com professores do instituto e à tarde praticam as teorias químicas nos laboratórios.

Nas aulas práticas, os estudantes simulam o trabalho de peritos identificando sangue humano, produzem biodiesel com óleo de soja e fazem lâmpadas acenderem usando limão, entre outras experiências.

"Tentamos ligar a química ao cotidiano deles. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público e despertar o interesse pela ciência", diz Fernando Aparecido Sigoli, professor do Instituto de Química da Unicamp e coordenador geral do "Química em Ação".


Para Paulo Renato Lima, de 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual de Campinas, a oportunidade vai fazer com que ele repense seu futuro profissional. "Não gostava muito de química, mas aqui eles me convenceram que é algo legal. Vejo a química de outra forma, até porque na escola a gente não tem aparato para saber o que é a disciplina de verdade."

Paloma Perlin Ferreira Soler, de 16 anos, também do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade, se rendeu aos encantos da matéria. "Queria estudar biologia, agora estou pensando em aliar a química e partir para bioquímica. Na escola temos poucas aulas no laboratório e está sendo uma experiência única participar do programa."

Física
O projeto de química ocorre paralelo à oitava edição do "Física nas Férias", uma iniciativa dos alunos de física da universidade iniciada no ano de 2003.

Participam do programa 80 alunos das redes pública e privada das escolas da região de Campinas. Eles foram escolhidos entre 160 inscritos. Garantiram a vaga os estudantes que tiveram as respostas mais criativas no questionário de seleção para o programa. Para participar, estudantes da rede pública pagaram R$ 30, e da rede privada, R$ 150.

As atividades começaram na segunda-feira (19) e terminam neste sábado (24). O programa inclui aulas teóricas sobre física moderna, além do conteúdo prático com experimentos e visitas ao Observatório Jean Nicolini e ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, ambos em Campinas.

"Os alunos são bem motivados porque no programa eles veem conceitos que não aprendem na escola. Além disso, colocar a mão na massa é mil vezes mais interessante do que ficar vendo um monte de equações na lousa", afirma Diogo Purigo Almeida, coordenador geral do "Física nas Férias".

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/07/alunos-trocam-ferias-escolares-por-aulas-de-fisica-e-quimica-na-unicamp.html

UNICAMP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader