> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Encontrado navio que explorou Ártico há 157 anos


www1.folha.uol.com.br - 29.07.10

Canadá encontra navio que explorou Ártico há 157 anos


DA FRANCE PRESSE, EM MONTREAL

O Canadá anunciou nesta quarta-feira (28) a descoberta de destroços de um navio britânico desaparecido há 157 anos no Ártico e que teve um papel maior na história da exploração desta região do país, no século 19.

Trata-se dos restos do HMS Investigator, navio que havia sido enviado por Londres em 1850, para tentar encontrar a equipe do explorador Sir John Franklin, desaparecido alguns anos antes nesta mesma região.

As partes do Investigator foram localizadas domingo com a ajuda de um sonar, declarou à imprensa um funcionário do serviço de parques nacionais canadenses, Marc-André Bernier.

AP

Ilustração de 1851 mostra o navio britânico de exploração do Ártico HMS Investigator, achado pelo Canadá

Os restos estão a 11 metros de profundidade numa baía da ilha de Banks, a oeste do arquipélago Ártico, perto do local onde a tripulação abandonou o navio em 1853, após passar três invernos presa no gelo, explicou Bernier, encarregado da arqueologia submarina a serviço dos parques.

"É verdadeiramente um drama humano, uma história de sobrevivência incrível, e podemos imaginar as esperanças e o desepero desta tripulação até ser socorrida pelo HMS Resolute [outro navio britânico]", disse ele, por telefone, a partir do local da descoberta, em Mercy Bay, norte da ilha Banks, a 75 graus de latitude norte.

"O navio foi o primeiro a navegar no último trecho da passagem Noroeste", via marítima procurada durante séculos, de ligação do Atlântico ao Pacífico pelo norte, informou Bernier.


http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/774494-canada-encontra-navio-que-explorou-artico-ha-157-anos.shtml

FRANCE PRESSE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader