Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024

USP desafia aluno a construir ponte com palito

Universidade de SP desafia aluno a construir ponte com palito de sorvete

Inscrições para concurso estão abertas até 8 de outubro.

Pontes terão de ser criadas em até quatro horas.
Do G1, em São Paulo

Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso Travessia, promovido pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), que desafia estudantes a construírem uma ponte com apenas 700 palitos de sorvete e cola. Este ano além dos universitários da FEI, podem participar alunos do ensino médio de outras escolas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 8 de outubro pelo site do concurso.

A competição ocorre durante a Semana da Engenharia, no campus São Bernardo, entre os dias 8 e 12 de novembro. Será vencedora a equipe que construir em até quatro horas a ponte capaz de suportar o maior peso de carga. Ano passado, o concurso reuniu nove projetos e o vencedor conseguiu suportar peso de 70 quilos.

Para participar, os interessados terão que se organizar em equipes de até quatro integrantes. As equipes do ensino médio (vale de qualquer ano) competirão na categoria EMC. Já os alunos da FEI serão divididos em duas categorias ABC e PRO. Na ABC podem participar alunos dos cursos de ciência da computação e administração e 1º e 2º ciclos (básico) de engenharia. Já a categoria PRO será composta por estudantes do 3º a 10º ciclos de qualquer área de engenharia.

Regras

A competição terá duração de dois dias. No primeiro, as equipes terão quatro horas para construir uma ponte. Cada uma receberá um kit com 700 palitos. Cada ponte poderá ter até 1,30 metros de comprimento e deverá ter tabuleiro para a travessia de um trem com carga.

No segundo dia, as pontes serão submetidas a teste de resistência com o "pondemobilator", um aplicador de carga móvel desenvolvido pelo departamento de engenharia civil da universidade. O equipamento se desloca sobre a estrutura carregando cargas até a ruptura das pontes. O tempo de travessia não pode ultrapassar 30 segundos.

Ao final da competição, as pontes serão também avaliadas por uma comissão julgadora, formada por professores, para pesagem e verificação de quesitos como criatividade, projeto técnico e memória de cálculo.

A primeira colocada de cada categoria receberá troféu e cada integrante da equipe ganhará um Ipod. As equipes segunda e terceira colocadas também receberão troféus. Já a escola do ensino médio vencedora na categoria EMC será premiada com um notebook.

g1.com.br