> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Terça-Feira , 23 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Aniversário da bomba de Hiroshima


blogs.estadao.com.br - 05.06.10

EUA mandarão embaixador a aniversário da bomba de Hiroshima pela 1ªvez por Luiz Raatz


Pela primeira vez, os EUA vão mandar uma delegação ao Japão para o aniversário dos ataques nucleares de Hiroshima e Nagasaki, que, na próxima sexta-feira, completam 65 anos.
O embaixador John Ross deve representar o país na cerimônia, o que foi elogiado pelo governo japonês. No entanto, alguns dos sobreviventes dos bombardeios têm sentimentos distintos sobre o caso.
“O melhor que eles teriam a fazer era pedirem desculpas. Mas duvido que isso vá acontecer”, diz Terumi Tanaka, sobrevivente de Nagazaki e secretária-geral da Confederação Japonesa de Sobreviventes a Ataques Nucleares.
De acordo com oficiais americanos, enviar Roos à cerimônia era o certo a fazer. O embaixador, no entanto, não deve fazer pronunciamentos no evento.
Segundo o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, a decisão é significante, mesmo assim. “A presença do embaixador vai fortalecer a opinião mundial contra o uso de armas nucleares e a desnuclearização”, disse.
Cerca de 140 mil pessoas morreram em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, ou em consequência do bombardeio. Em Nagasaki, atacada três dias depois, o saldo foi de 90 mil mortos. (AP)

http://blogs.estadao.com.br/radar-global/eua-mandarao-embaixador-a-aniversario-da-bomba-de-hiroshima-pela-1%C2%AAvez/

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader