> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Bibliotecas em estações do Metrô e da CPTM


www.envolverde.com.br - 05.08.10

Bibliotecas em estações do Metrô e da CPTM emprestam livros em braile e em áudio de graça

Por Redação Governo do Estado de São Paulo


Objetivo é incentivar e disseminar o hábito da leitura entre os 5,5 milhões de usuários que passam diariamente pela rede de metrô e trens.

As seis bibliotecas localizadas dentro de estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) possuem livros em braile e em formato de áudio (audiobooks), que podem ser emprestados gratuitamente pelos usuários. As bibliotecas fazem parte do programa "Embarque na Leitura", idealizado e gerido pelo Instituto Brasil Leitor com apoio do Metrô e do Ministério da Cultura. O objetivo é incentivar e disseminar o hábito da leitura entre os 5,5 milhões de usuários que passam diariamente pela rede de metrô e trens.

Atualmente, o acervo em braile conta com cerca de 230 exemplares das mais diversas áreas. A biblioteca com o maior número de obras nesse formato é a da Estação Paraíso, com cerca de 100 títulos. Entre os livros mais retirados pelos usuários com deficiência visual estão "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna; e "Os Cem Melhores Poemas do Século", de Ítalo Moriconi.

As bibliotecas também contam com 250 audiobooks (em CD), que são uma opção tanto para pessoas com deficiência visual, quanto para quem apenas gosta de "ouvir" o livro no carro, no computador etc. Entre as obras mais retiradas estão "O Código da Vinci", de Dan Brown; e "O Monge e o Executivo", de James C. Hunter.

A unidade da Estação Santa Cecília do Metrô conta também com um balcão adaptado para as pessoas com deficiência. As bibliotecas "Embarque na Leitura" reúnem mais de 23 mil títulos no Metrô e na CPTM.

Veja onde ficam as bibliotecas:

Estação da CPTM
- Brás (linha 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira; transferência livre pela Linha 3-Vermelha do Metrô)

Estações de Metrô
- Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde)
- Tatuapé (Linha 3-Vermelha)
- Luz (Linha 1-Azul)
- Largo Treze (Linha 5-Lilás)
- Santa Cecília (Linha 3-Vermelha)

Como emprestar

As seis bibliotecas possuem cadastros independentes, mas o procedimento para realizá-los é o mesmo: o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e foto 3X4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável. Cada leitor receberá uma carteirinha de identificação com foto e código de barras.

Só pode ser retirado um livro por vez. O empréstimo pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Os livros devem ser devolvidos em dez dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral das bibliotecas ou nos balcões das bibliotecas, durante o horário de funcionamento. Os livros só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados.



(Envolverde/Governo do Estado de São Paulo)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=78944&edt=8

Governo do Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader