Bom dia

Ecologia

www.brasilescola.com - 10.08.10

Ecologia

A preservação do meio onde vivemos.

Ecologia (do grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo, reflexão), é o ramo da biologia que estuda as interações entre os seres vivos e o meio onde vivem, envolvendo a dependência da água, do solo e do ar.

Dessa forma, as relações vão além do comportamento individual e a influência causada pelos fatores ambientais (temperatura, umidade, pressão). Mas se estendem à organização das espécies em populações, comunidades, formando um ecossistema e toda a biosfera.

Entre as principais relações destaca-se:

Relações Intra-específicas harmônicas → sociedade e colônia;

Relações Intra-específicas desarmônicas → canibalismo e competições Intra-específicas.

Relações interespecíficas harmônicas → mutualismo, protocooperação, inquilinismo e comensalismo;

Relações interespecíficas desarmônicas → amensalismo, predatismo, parasitismo e competição interespecífica.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia