> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 27 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Pesquisa de opinião da população


www.g1.com.br - 11.08.10

Índice avalia opinião da população sobre saúde, educação e trabalho

No Brasil, Índice de Valores Humanos é de 0,59, segundo Pnud.

Indicador varia de 0 a 1 e associa vivências nos três setores.

Nathália Duarte
Do G1, em São Paulo

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lança, nesta terça-feira (10), um indicador inédito, o Índice de Valores Humanos (IVH). O índice pretende traçar o perfil da população brasileira nas áreas de saúde, educação e trabalho, segundo a percepção da própria população.

“Esse indicador é coerente com o discurso de dar voz à população e traça um perfil dos valores humanos que são importantes à população. O princípio básico da pesquisa são as vivências das pessoas dentro de alguns setores. Nosso intuito é aproximar o cidadão das políticas públicas, que não devem ser apenas as políticas governamentais”, diz Flávio Comim, economista do PNUD Brasil e coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010.
O IVH faz parte do terceiro caderno do Relatório, que trata de políticas de valor.

O primeiro caderno foi o Brasil Ponto a Ponto, que pretendia estimular o debate sobre o que a população espera de mudanças para uma vida efetivamente melhor; e o segundo foi o Mostre Seu Valor, que ajudou a definir os valores mais importantes para a população brasileira. Esses estudos foram fundamentais para a elaboração das questões que seriam respondidas na constituição do IVH, neste terceiro de quatro cadernos do Relatório.

O Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010 apresenta políticas de valor nas áreas de família, escolas e trabalho, ou seja, traz propostas do que o cidadão pode fazer nesses âmbitos para um cotidiano melhor. O documento deve ser encaminhado a universidades e órgãos do governo para estimular, segundo Comim, uma discussão aberta sobre os aspectos levantados.

IVH
O IVH contempla as três dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): saúde, conhecimento e padrão de vida. No Índice de Valores, no entanto, esses temas não abrangem, respectivamente, expectativa de vida, analfabetismo e renda, e se referem aos temas saúde, educação e trabalho.

“Nossa intenção é ser complementar ao Índice de Desenvolvimento Humano e não substitui-lo. A ideia é falar dessas realidades por meio de coisas que a população vivencia, e não apenas com dados abstratos. É um indicador que vem de baixo para cima, depende do relato das pessoas”, diz o economista do Pnud.

O Índice de Valores, assim como o IDH, também varia de 0 a 1, sendo maior o valor mais próximo de 1. O cálculo é baseado em entrevistas feitas pelo Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, com mais de 2 mil pessoas. A pesquisa foi feita de forma amostral em 148 cidades.

No Brasil, o IVH constatado pelo Pnud foi de 0,59. O índice é formado pela associação dos resultados do IVH-Saúde (0,45), do IVH-Educação (0,54) e do IVH-Trabalho (0,79). No âmbito da saúde, o indicador avalia o respeito com que o cidadão é ou não atendido; em educação, avalia a convivência no ambiente escolar; e no trabalho, também a sensação de respeito e reconhecimento.

Vivências e variáveis

O IVH brasileiro sobe, segundo levantamento do Pnud, conforme há o aumento da escolaridade da população investigada. Isso porque há melhora nas vivências em saúde, educação e trabalho quanto maior o grau de escolaridade da população.

Entre os analfabetos, o IVH é de 0,55; e de 0,60 entre os que têm ensino médio completo. Já entre a população que têm pós-graduação, o índice é de 0,71.

A mesma relação de melhora nas vivências e, portanto, melhora no IVH se observa quando há o aumento da renda da população, com pequenas oscilações. Entre a população sem renda, o IVH é de 0,61. Já entre aqueles com renda de até um salário mínimo, o índice é de 0,55, e de 0,71 entre os que ganham entre dez e 20 salários mínimos. A população com mais de 20 salários mínimos, o IVH é de 0,65.

"Estamos estudando por que as vivências não são tão negativas entre aqueles que não têm renda e por que o índice volta a cair entre o

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/indice-avalia-opiniao-da-populacao-sobre-saude-educacao-e-trabalho.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader