> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quarta-Feira , 05 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Encontrada mais antiga habitação da Grã-Bretanha


www.estadao.com.br - 11.08.10

Cientistas encontram a mais antiga habitação humana da Grã-Bretanha

A casa antecede a habitação britânica mais antiga anterior, em Northumberland, em pelo menos 500 anos

estadao.com.br


Equipe de pesquisadores das universidades de Manchester e York determinaram que um conjunto de vestígios da Idade da Pedra é a mais antiga habitação humana já encontrada na ilha. Datado de 8.500 a.C., o sítio é de uma época na qual a Grã-Bretanha ainda era parte da Europa Continental.


A pesquisa descobriu uma estrutura circular de 3,5 metros junto a um antigo lago em Star Carr, uma área de importância arqueológica comparável a Stonehenge, dizem os pesquisadores.

A equipe agora se dedica a escavar uma grande plataforma de madeira junto ao lago, feita de tábuas. A plataforma é o mais antigo sinal de carpintaria na Europa.

A casa antecede a habitação britânica mais antiga anterior, em Northumberland, em pelo menos 500 anos. O local era habitado por caçadores-coletores de uma época imediatamente posterior à última Era Glacial, e provavelmente migraram a partir de uma região hoje submersa pelo Mar do Norte.

"A partir da escavação, obtemos um retrato vívido de como essas pessoas viviam. Por exemplo, parece que a casa foi reconstruída em várias etapas. parece também que havia mais de uma casa, e que muitas pessoas moravam aqui", disse um dos responsáveis pela escavação, Nicky Milner, da Universidade de York.



http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-encontram-a-mais-antiga-habitacao-humana-da-gra-bretanha,593083,0.htm

estadao.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader