> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Secretaria levará dez mil alunos à Bienal do Livro


www.envolverde.com.br - 12.08.10

Educação levará dez mil alunos da rede estadual à 21ª Bienal do Livro

Por Redação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


Estudantes terão transporte e ganharão lanche e vale-livro para trocar nos estandes.

A Secretaria da Educação levará dez mil alunos de escolas estaduais da Grande São Paulo, litoral e interior à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá entre os dias 12 e 22 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi. São alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (1 º ao 5º ano) até estudantes do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Os estudantes ainda terão transporte oferecido pela secretaria e ganharão lanche e um vale-livro para trocar nos estandes. A iniciativa tem por objetivo aproximar os alunos do universo literário e incentivar a prática da leitura, complementando o trabalho desenvolvido nas escolas estaduais em projetos como o "Salas de Leitura", que oferece a estudantes e professores das unidades um acervo rico em títulos informativos, romances e obras pedagógicas, além de ambiente exclusivo para leitura.

Cada grupo permanecerá cerca de duas horas na feira e será monitorado por professores, para que a visita contribua com o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.

Interatividade

A interatividade será uma das atrações desta edição da Bienal e estará presente também no estande da Secretaria da Educação, dividido em três núcleos, sob o tema "Eles leram, nós lemos, eles lerão". Esta será a primeira edição da feira em que a secretaria terá um espaço exclusivo.

O primeiro núcleo irá proporcionar aos visitantes uma viagem pela história, conduzida pelas formas de comunicação através dos tempos, a partir da pintura rupestre, passando pela antiguidade, idade média, moderna até chegar à internet e ao livro digital dos dias atuais. O espaço foi criado por uma equipe da Secretaria, com cenografia de João Carlos Serroni, e as visitas serão orientadas por monitores.

No segundo núcleo, haverá uma réplica da Sala de Leitura, nos moldes das salas existentes nas escolas estaduais, que abrigam o acervo de cada unidade e oferecem um ambiente exclusivo para leitura aos alunos e professores. O espaço terá uma programação diversificada de oficinas (contação de histórias, cordel, leitura dramática, mangá, HQ e sarau), ministradas por educadores da Poiesis/ Associação dos Amigos da Casa das Rosas. No local também haverá exposição de publicações e projeção de imagens das Salas de Leitura com detalhes sobre os programas e projetos de incentivo à leitura promovidos pela secretaria.

O terceiro núcleo será o Espaço de WEB, onde os visitantes poderão postar mensagens sobre suas leituras e produções, em comunidades virtuais de alunos e professores, em uma rede especialmente criada para os participantes da Bienal.



(Envolverde/Secretaria da Educação de São Paulo )



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=79246&edt=40

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader