> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Lendas indígenas encantam estudantes na Bienal


www.envolverde.com.br - 18.08.10

Lendas indígenas encantam estudantes na Bienal



ASCOM-FNDE – Como enquadrar em um livro toda a diversidade da cultura oral indígena? Para mostrar de que forma encarou esse desafio, o ilustrador Mauricio Negro esteve nesta terça-feira, 17, no estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na Bienal do Livro de São Paulo, onde apresentou aos estudantes a obra Jóty, o tamanduá, escrita e ilustrada em parceria com a índia Vãngri, da tribo dos Kaingáng, nativa do sul e sudeste do país.

“Tudo entra na composição de suas lendas ancestrais, desde o cenário em que são narradas, até a música e mesmo simples gestos, como fumar um cachimbo, além do enredo em si, repleto de metáforas e simbolismos”, explicou Negro.

O livro aborda uma pergunta recorrente em várias culturas: para que serve a arte? Na história, ao ensinar os índios a fazer música, o tamanduá atribui-lhes um novo sentido de vida. “A verdade é que não precisamos de arte para viver, mas não conseguimos viver sem arte”, disse o ilustrador.

Caráter - Outra obra ilustrada por Mauricio Negro com a mesma temática, A palavra do grande chefe é uma adaptação de Daniel Mudurunku relativa ao célebre discurso do chefe Seattle na época das invasões das terras indígenas nos Estados Unidos. Em resposta a uma proposta de compra da região em que sua tribo habitava, o grande chefe constroi um emocionante relato sobre o respeito à natureza e ao firme caráter dos índios.

“O texto é tão rico e completo que tive de amadurecer muito profissionalmente antes de aceitar o projeto”, reconheceu Negro. Para realçar as ilustrações, ele usou diversos materiais, como pigmentos de frutas e penas.

As atrações do estande do FNDE prosseguem nesta quarta-feira, 18, com Lúcia Hiratsuka, autora de Festa no céu, festa no mar, e Ricardo Azevedo, com seu livro Contos de adivinhação.



(Envolverde/FNDE)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=79560&edt=40

FNDE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader