> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Almanaque estimula diálogo entre pais e filhos


www.envolverde.com.br - 19.08.10

Almanaque estimula diálogo entre pais e filhos

Obra será lançada nesta quarta, na Bienal do Livro de São Paulo.

Um livro para estimular boas conversas entre pais e filhos, sobre temas tão variados quanto arte, saúde, meio ambiente, ciência, matemática e cultura: assim é “Bate-Papo-Almanaque para Pais e Filhos”, editado pela Imprensa Oficial e pela Fundação Tide Setubal. Entre textos informativos, há muitas ilustrações, jogos e brincadeiras, e até receitas para fazer na cozinha. A obra, elaborada por uma equipe de autores de diversas áreas, será lançada nesta quarta-feira, 18, às 19 horas, no estande da Imprensa Oficial na Bienal do Livro.

A história do papel, a lua, as plantas e as florestas, a importância da economia doméstica, a democracia e a paz, os estados e capitais brasileiros, os problemas decorrentes das mudanças climáticas, o que é carteira de identidade e as diversas especialidades médicas: esses são alguns dos temas tratados, sempre de modo alternado, lúdico e sem monotonia. A linguagem é clara e acessível.

“Sem pretender ser roteiro educacional, é antes um conjunto de sugestões de assuntos a partir dos quais podem surgir conversas sobre temas que os pais julguem pertinentes. Além disso, com o exercício do diálogo frequente, a convivência familiar se intensifica, num processo dinâmico e contínuo, consolidando este saudável hábito”, avalia Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, na apresentação.

“Bate-Papo-Almanaque para Pais e Filhos” integra o selo Imprensa Social, criado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com o terceiro setor, com o objetivo de ampliar o acesso à informação de interesse público.

Outra característica do selo Imprensa Social é dar oportunidade para que o trabalho das ONGs seja divulgado e valorizado como referência para outras instituições e mesmo como subsídio para a definição de políticas públicas. As publicações abrangem as áreas de educação, cultura, saúde, meio ambiente, comportamento, direitos humanos, entre outras iniciativas de cunho social.

Bate-Papo-Almanaque para Pais e Filhos” nasce como uma extensão das atividades educacionais realizadas pela Fundação Tide Setubal em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, onde atua desde 2005 com a missão de contribuir para o desenvolvimento local. Se a escola é o espaço de construção do conhecimento, entende-se também que o aprendizado deve extrapolar seus muros. Ou seja, deve chegar à comunidade, em uma troca de saberes que faça fluir o conhecimento que cada um de nós tem como repertório.

Para os organizadores da obra, um dos aspectos mais importantes da educação familiar se constitui na preparação dos filhos para o convívio social. A partir das relações afetivas entre pais e filhos é que se desenvolvem as estruturas psíquicas emocionais que vão permitir a consolidação de sentimentos de solidariedade e de confiança que são a base sobre a qual deve estar estruturada a sociedade. Como base do vínculo familiar, tem-se o diálogo. Ainda que, com as premências da vida moderna e o excesso de trabalho, as famílias disponham de tempo limitado para o cultivo dessas relações, é imprescindível que nos momentos em que estejam juntos haja sempre boa qualidade no convívio entre todos os membros. Compartilhar as atividades domésticas e conversar sobre a experiência diária são também uma boa forma de fortalecer os laços entre pais e filhos. Jogos e brincadeiras reforçam as relações entre todos os familiares.



(Envolverde/Pauta Social)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=79637&edt=9

Pauta Social

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader