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Telepsicodrama é recurso didático e pedagógico


www.envolverde.com.br - 23.08.10

Telepsicodrama é recurso didático e pedagógico para professor

Por Juliana Cruz, da Agência USP


O telepsicodrama, gravação em DVD de uma dramatização espontânea orientada por um psicodramatista, é ferramenta didática para professores em diferentes áreas de ensino. O método foi aprimorado e testado por componentes do grupo de pesquisa Pedagogia da Comunicação e de Formação de Professores da Área de Ciências Humanas, liderado pela professora Heloísa Dupas Penteado, da Faculdade de Educação (FE) da USP.
Telepsicodrama: ferramenta didática em diferentes áreas de ensino

O telepsicodrama, provém do psicodrama, método criado na década de 1940, nos Estados Unidos, pelo médico e pesquisador austríaco Jacob Levy Moreno e fundamenta-se em três campos do conhecimento: sociologia, psicologia e dramaturgia. Diferentemente de uma encenação teatral comum, na qual existe um roteiro a ser respeitado, o método psicodramático tem como essência a espontaneidade humana. Um grupo de pessoas dramatiza acerca de determinado assunto, sempre de maneira espontânea, com o acompanhamento de um psicodramatista, que exerce a função de orientar e incitar perguntas e reflexões. “O diretor psicodramático apenas orienta, mas é o ator quem cria seu próprio papel”, ressalta Heloísa.

A gravação do telepsicodrama, permite levar a outros grupos os benefícios decorrentes do psicodrama gravado. O DVD torna-se então uma ferramenta didática, pois pode ser utilizado em aulas, apresentações e debates, de acordo com o uso desejado pelo professor. “Ele pode constituir-se em um recurso didático para cursos de diferentes níveis de ensino, possibilitando desdobramentos do tema abordado, indo além dele, a partir da exploração da experiência dos alunos”, esclarece a professora.

Em um psicodrama, a platéia pode interagir no final da dramatização, por meio da exposição de seus sentimentos (emoções) e pensamentos (intelecção) em relação ao tema e por meio de troca grupal de reflexões e de experiências. Porém, esse diálogo fica restrito a quem estava presente no momento da execução psicodramática. No caso do telepsicodrama, o DVD pode ser levado a quem não assistiu ao vivo a dramatização. Assim, um público maior será alcançado e também poderá explorar o assunto abordado.

Uso pedagógico
Para avaliar sua eficácia didática, foi gravado em DVD o telepsicodrama “Resgatando a Vida no Telepsicodrama da AIDS”. Ele foi utilizado por professores de Ensino Fundamental e Médio, na Escola de Aplicação da USP, por professor, junto a seus alunos, do Curso Superior de Pedagogia, na PUC de Curitiba, e em projetos do ensino público da Delegacia de Ensino de São Bernardo do Campo.

De acordo com Heloísa, os professores afirmaram que os alunos receptores do DVD, nos diferentes níveis de ensino, foram mobilizados pelo assunto em si, relacionando-o com suas experiências de vida, tendo proporcionado uma produtiva comunicação entre alunos e professores sobre o tema.

Além disso, não é apenas o assunto central abordado no DVD que pode ser debatido por seus receptores, mas também outros assuntos trazidos por ele. “A AIDS, tema central, pôde ser bem trabalhado em aula, mas também outros, pelos quais o DVD perpassa, como amizade, solidariedade e morte”, pondera Heloísa.

A pesquisa completa referente ao telepsicodrama encontra-se no livro Psicodrama, televisão e formação de professores (Junqueira&Marin Editores), de autoria da professora Heloísa Dupas Penteado da FE. O DVD “Resgatando a Vida no Telepsicodrama da AIDS”, é de uso didático e para fins de pesquisa, não possuindo uso comercial.

Mais informações: email dupaspenteado@hotmail.com



(Envolverde/Agência USP de Notícias)



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Agência USP

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