> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Matemático brasileiro recebe prêmio Balzan


www.ultimosegundo.ig.com.br - 08.09.10

Matemático brasileiro recebe prêmio Balzan


O professor Jacob Palis foi agraciado pela premiação italiana por suas contribuições na teoria matemática de sistemas dinâmicos
iG São Paulo

Matemático Jacob Paulis foi um dos vencedores do prêmio Balzan

O matemático brasileiro Jacob Palis foi um dos vencedores do prêmio Balzan, premiação científica anunciada hoje (6 de setembro de 2010) na Itália. Palis é professor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Rio de Janeiro, e foi agraciado com 750 mil francos suíços, ou cerca de R$ 1,3 milhão, por sua contribuição à teoria de sistemas dinâmicos.

O pesquisador japonês Shinya Yamanaka, que conseguiu dar a células adultas características de células-tronco embrionárias, foi o outro vencedor do prêmio Balzan. A pesquisa de Yamanaka, de acordo com a organização, poderia eventualmente levar à cura de lesões da medula espinhal e outras doenças.

O prêmio de humanidades foi para dois europeus: o historiador italiano Carlo Ginzburg, o pai da micro-história (o estudo do passado com base em um enfoque em pequena escala), por suas contribuições para o estudo das pessoas comuns na Europa, e o alemão Manfred Bauneck, por seus trabalhos sobre a história do teatro europeu.

Cada vencedor ganhará 750 mil francos suíços. O prêmio foi reduzido de 1 milhão de francos suíços devido a uma menor rendimento dos investimentos da instituição. O prêmio será entregue no dia 19 de novembro em uma cerimônia em Roma.

A metade do montante recebido deve ser destinada para trabalhos de pesquisa, preferencialmente envolvidos em escola básica e pesquisa.

A Fundação Balzan, localizada em Milão e Zurique, foi criada pela família do jornalista italiano Eugênio Balzan, que fugiu de sua pátria para a Suíça em 1930 para se opor a pressão fascista.

Cada ano a premiação escolhe um tema diferente. No próximo ano os premiados serão das áreas de História Antiga, Iluminismo, Biologia Teórica e estudos sobre o início do universo.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/matematico+brasileiro+recebe+premio+balzan/n1237770867313.html

ig.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader