> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Filósofo da sensação faz palestra na UFSCAR


www.estadao.com.br - 10.09.10

Filósofo \'da sensação\' faz palestra na UFSCar

O alemão Christoph Türcke, um dos principais autores do movimento de revitalização da Escola de Frankfurt, diz que profusão de imagens tem efeito semelhante a drogas no corpo humano

O pensamento, do filósofo alemão Christoph Türcke, será um dos temas do debate que será realizado nesta sexta-feira, às 15h30, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O livro mais recente de Türcke, Sociedade excitada - filosofia da sensação, diagnosticou que a sociedade se transformou em uma “sociedade de sensação”, permeada por um frenesi viciante de “choques imagéticos” e \"visuais\", os quais, segundo Türcke, acabam provocando nos cidadãos um efeito semelhante ao das drogas.


O livro foi traduzido pelo professor do Departamento de Educação da UFSCar Antônio Álvaro Soares Zuin, juntamente com Fábio Durão, Francisco Fontanella e Mário Frungillo. A obra foi lançada pela editora da Unicamp.

Pesquisador na Universidade de Leipzig, na Alemanha, Türcke é considerado um dos principais autores contemporâneos do movimento de revitalização da Escola de Frankfurt. O grupo de pensadores, muito atuante na primeira metade do século passado, mesclava conceitos teóricos do marxismo e psicanálise e tinha como expoentes os filósofos Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Jürgen Habermas.

A palestra é grátis e aberta aos interessados. O evento será no auditório 1 da biblioteca comunitária, na área norte do câmpus São Carlos.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,filosofo-da-sensacao-faz-palestra-na-ufscar,607418,0.htm

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader