> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 07 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Unicamp de Portas Abertas recebe estudantes


www.uol.com.br - 10.09.10

"Unicamp de Portas Abertas" recebe estudantes interessados em conhecer a universidade

Da Redação
Em São Paulo

Começa nesta sexta-feira (10) a UPA - Unicamp de Portas Abertas, realizada no campus de Campinas, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), das 9h às 17h. O evento também acontece no sábado, no mesmo local e horário. A universidade recomenda que visitas individuais sejam feitas no último dia. Foram recebidas inscrições de escolas até ontem (9). Para visitas particulares não há necessidade de cadastro.

O objetivo é oferecer aos alunos do ensino médio e fundamental a oportunidade de conhecer a instituição, que tem 66 cursos de graduação e 138 programas de pós-graduação. A universidade ainda conta com um centro de investigação científica e tecnológica, 22 faculdades e institutos, 3 hospitais, 23 centros e núcleos interdisciplinares, 2 colégios técnicos, além de projetos em desenvolvimento.

A UPA trabalha com uma temática a cada ano. Para essa edição o foco será em dois temas: a questão da internacionalização, em que o objetivo da Unicamp é que 30% dos alunos calouros possam fazer intercâmbios fora do país, e o Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), que visa oferecer 120 vagas a alunos de escolas públicas de Campinas no vestibular Unicamp, ainda a ser votado pelo Conselho Universitário.

Os participantes serão recebidos no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. Segundo a organização, a UPA conta com mais de 3.600 pessoas (entre professores, alunos e funcionários) para atender a demanda do evento. A expectativa é que aproximadamente 60 mil estudantes visitem a universidade nesses dois dias.

Vestibular 2011
As inscrições para o processo seletivo 2011 da Unicamp podem ser realizadas até 8 de outubro, por meio de formulário disponível na página da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).

A taxa de inscrição é de R$ 120. Serão oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

A primeira fase do exame vai acontecer no dia 21 de novembro e o resultado com a lista de convocados para a segunda fase será divulgado em 20 de dezembro.

A segunda fase será realizada nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. Já as provas de aptidão serão aplicadas em Campinas, de 24 a 27 de janeiro. A lista de convocados em primeira chamada será divulgada em 7 de fevereiro.

Mudanças

As principais mudanças no vestibular da Unicamp ocorrem no formato das provas.

Na primeira fase, o candidato terá que produzir três textos de gêneros diversos, todos obrigatórios. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha, sendo 12 de matemática,18 de ciências humanas e artes e 18 de ciências da natureza.

A segunda fase será realizada em três dias consecutivos, ao invés dos quatro anteriores. Serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos.

Além das mudanças no formato das provas, haverá alterações de tempo e horário. A duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. Já a duração da segunda fase está mantida em quatro horas por dia.

http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/09/10/unicamp-de-portas-abertas-recebe-estudantes-interessados-em-conhecer-a-universidade.jhtm

UNICAMP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader