> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Preparação para o Parlamento Juvenil do Mercosul


www.envolverde.com.br - 13.09.10

Cem adolescentes de todo o Brasil se reúnem em preparação para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Por Redação Unicef


Escolha dos representantes do Brasil será conduzida pelo Ministério da Educação, com o apoio do UNICEF.

Brasília - Entre os dias 14 e 16 de setembro, 100 estudantes e 27 professores do ensino médio da rede pública de ensino de todos os Estados brasileiros participam, em Brasília, da seleção nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. Durante o evento da próxima semana, os adolescentes participam de dinâmicas e debates sobre a realidade do ensino médio e escolhem um estudante de cada unidade da Federação para representar o Brasil no evento internacional, que está previsto para outubro, em Montevidéu, Uruguai.

Para participar da etapa nacional, as Secretarias Estaduais de Educação selecionaram três adolescentes de cada Estado. O UNICEF selecionou outros 19 adolescentes que representam a diversidade (indígenas, quilombolas, meninas e meninos da Amazônia, do Semiárido e de comunidades populares dos centros urbanos).

As Secretarias Estaduais de Educação observaram uma série de critérios para selecionar os alunos. Um deles foi o equilíbrio da representação de meninos e meninas. Também foram avaliados o bom desempenho escolar, o espírito de liderança e algum tipo de experiência de participação social.

Durante a seleção brasileira do Parlamento Juvenil do Mercosul, os estudantes vão assistir a palestras sobre o Mercosul e sobre os desejos dos jovens do ensino médio, além de participar de oficinas sobre música, comunicação, teatro, fotografia, música, rádio, rape estamparia de camisetas.

O objetivo do Parlamento é discutir com os alunos dos países-membros do Mercosul a realidade em que se inserem e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade. Também estarão presentes em Montevidéu estudantes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Professores – Além dos adolescentes, foram indicados 27 professores para acompanhar os estudantes na fase nacional. Do conjunto de docentes, nove serão escolhidos para ir a Montevidéu, sendo que cada professor será responsável por três alunos.




(Envolverde/Unicef)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=80729&edt=8

UNICEF

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader