Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024

UFSCar: vestibular especial para refugiados

www.g1.globo.com.br - 17.09.10

UFSCar aplica vestibular especial para os refugiados

Interessados devem enviar carta para instituição até 27 de setembro.

Lista de convocados para as provas sai até 13 de outubro.

Do G1, em São Paulo

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para o vestibular especial para refugiados nos cursos de graduação em 2011.

Os interessados devem encaminhar à pró-reitoria de graduação da instituição, até o dia 27 de setembro, uma carta mencionando o curso de interesse.

Os candidatos também devem apresentar documentação comprovando a conclusão de estudos equivalentes ao ensino médio (acompanhada de parecer emitido por instituição educacional, caso os estudos tenham sido realizados fora do Brasil). Necessitam, ainda, de documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), coordenado pelo Ministério da Justiça, que comprove sua situação de refugiado.

Até o dia 13 de outubro será divulgada a relação dos candidatos convocados para as avaliações. A lista de candidatos aprovados será divulgada no dia 15 de fevereiro de 2011.

Desde o ano passado, a UFSCar reserva pelo menos uma vaga para refugiados em todos os cursos oferecidos. Atualmente cinco refugiados estão na universidade, beneficiados por esta iniciativa.

O processo seletivo para refugiados da UFSCar faz parte do programa de ações afirmativas. O programa também se propõe a assegurar a continuação dos estudantes refugiados por meio de um tutor que ajuda os refugiados a lidar com eventuais dificuldades de integração na comunidade acadêmica.

A instituição acadêmica oferece, quando necessário, apoio para moradia e alimentação, além de uma ajuda financeira para atividades desenvolvidas na universidade.

UFSCAR