> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Edgar Morin: regeneração permanente do ser humano


www.ultimosegundo.ig.com.br - 22.09.10

Edgar Morin pede \"regeneração permanente\" do ser humano

Filósofo francês participa de conferência para educadores em Fortaleza e diz que esperança passa por reforma do pensamento

O filósofo francês Edgar Morin expressou sua visão crítica do mundo ao inaugurar uma conferência da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Fortaleza, no Ceará, no dia 21 de setembro de 2010. Aos 89 anos, pediu pediu à humanidade que inicie um processo de \"regeneração permanente\", pois, segundo ele, \"o que não se regenera, se degenera e morre\".


O autor de \"O Método\", entre outras obras de sociologia, política, epistemologia e antropologia, afirmou que, apesar das ameaças permanentes de guerras e \"da iminência de uma catástrofe climática\", há \"caminhos de esperança\" que passam por uma \"reforma total do pensamento\", dos modelos políticos e econômicos e dos atuais padrões de consumo, para \"pôr fim à lógica da dominação\". As declarações foram dadas na inauguração de um seminário sobre os sete saberes necessários à educação do futuro, formulado há uma década a pedido da Unesco. O encontro, que terminará na próxima sexta-feira, reuniu hoje em Fortaleza 1,5 mil educadores da Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha, França, México e Peru, entre outros países.

Em seu discurso, Morin analisou o processo de globalização, do qual comentou que engloba \"o pior e o melhor\" do ser humano. \"É um processo de destruição do mundo, mas também é a grande oportunidade para criar definitivamente uma só pátria terrestre e ambivalente\", embora isso obrigue \"uma reforma do pensamento que vincule todas as disciplinas do saber\", até agora separadas em diversas áreas, destacou. Morin considerou que a educação deve ser \"multidisciplinar\", de modo a \"unificar todas as áreas do saber e do conhecimento\", pois muitas \"estão reservadas para uma pequena elite\".

Para o filósofo, \"o saber disciplinado torna impossível de se ver os problemas fundamentais do ser humano\" e origina \"certezas\" muitas vezes equivocadas, entre as quais citou a corrente do neoliberalismo que, segundo ele, não deixou de ser uma \"mera ilusão\" construída pelos grandes interesses políticos e econômicos globais. Morin também criticou os atuais modelos de desenvolvimento que, segundo ele, \"foram concebidos como uma fórmula standard de destruição cultural\" e geram \"riqueza sobre a construção constante de uma pobreza maior\", afirmou.

Sobre esses modelos, ressaltou que estão \"contaminados pelo veneno da incompreensão, pelos individualismos e pelos egocentrismos\" que alimentam a \"insaciável vontade de ganhar\" do capitalismo. \"Um dos saberes mais importantes é o da compreensão, que precisa de análise e empatia, e não o da explicação, que sempre é subjetiva e moldável\", destacou Morin.

O intelectual acrescentou que \"no mundo não há compreensão para os estrangeiros, para os outros povos ou outras culturas, assim como não há compreensão nas famílias e nos círculos de trabalho, que se baseiam na lógica da dominação\". Para Morin, \"quando um sistema não tem mais poder para resolver seus problemas fundamentais, se destrói e entra em metamorfose\".

Além disso, sugeriu que a humanidade e o planeta poderiam estar perto do fim. No entanto, em sua visão da atual \"era planetária\", deixou espaço para o otimismo e se manifestou convencido de que o mundo \"está em tempo de começar uma história diferente\". Para isso, propôs resgatar \"o papel e o valor ético e social do conhecimento\", dotar \"a ciência de mais consciência\" e \"educar para a paz\", que é diferente de \"ensinar que isso é melhor que a guerra, mas educar para lidar com a incerteza que a cada dia o indivíduo e as sociedades enfrentam\".

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/edgar+morin+pede+regeneracao+permanente+do+ser+humano/n1237781366302.html

ultimosegundo.ig.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader