> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Duas novas espécies de dinossauros são descobertas


www.ultimosegundo.ig.com.br - 24.09.10

Duas novas espécies de dinossauros são descobertas nos EUA

Um deles é considerado o dinossauro com mais chifres que já tenha sido encontrado pelo homem

iG São Paulo


Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (22) a descoberta, no deserto do sul de Utah, de fósseis de duas novas espécies de dinossauros, semelhantes ao Triceratops . Um deles, o Kosmoceratops richardsoni, tinha15 chifres na larga cabeça e é considerado o dinossauro com mais chifres. O outro animal, o maior deles e com cinco chifres recebeu o nome de Utahceratops gettyi. A descoberta das duas novas espécies de dinossauros herbívoros foi publicada no jornal científico PLoS ONE, produzido pela Biblioteca Pública de Ciência.

O Utahceratops tem um grande corno sobre o nariz e chifres curtos próximos aos olhos. O crânio tem cerca de 2 metros de comprimento, O animal media entre 5,5 a 6,7 metros de altura. Estima-se que ele pesasse de 3 a 4 toneladas. O Kosmoceratops tinha a cara semelhante ao do Utahceratops. Ele pesava cerca de 2,5 toneladas e media cerca de 15 metros de comprimento.

"Não é todo dia que se descobre dois dinossauros do tamanho de rinocerontes e muito diferentes de todos os outros dinossauros encontrados na América do Norte", disse Mark Loewen, paleontólogo do Museu de História Natural de Utah e um dos autores do artigo.

O Grand Staircase-Escalante National Monument tem sido um canteiro de descobertas de novas espécies de dinossauros na última década, com mais de uma dúzia achados inéditos. Ainda que seja um lugar rochoso e atualmente árido, era semelhante a um pântano há milhões de anos

"Você poderia pensar que sabemos tudo o que há para saber sobre os dinossauros do oeste da América do Norte, mas a cada ano estamos descobrindo coisas novas, especialmente aqui em Utah", disse Loewen.



(Com informações da AP)

Duas novas espécies de dinossauros são descobertas nos EUA

ultimosegundo.ig.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader