> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 18 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Degelo na Antártica prejudica vida marinha


O Estado de São Paulo 29.09.10

O degelo das geleiras da Antártica deve afetar a fauna e a flora marinha dos países da América Latina e trazer prejuízos econômicos no futuro próximo, advertiu ontem o Instituto Antártico, do Equador.


"Os oceanos estão se tornando cada vez mais ácidos, em razão das entradas de um maior volume de água doce, decorrente do derretimento das geleiras", explica José Olmedo, diretor do instituto. O especialista participou de uma reunião sobre o tema, nas Ilhas Galápagos, que reuniu representantes de 50 países, entre eles o Brasil, e terminou ontem em Quito, no Equador.

A principal conclusão do encontro é que o aquecimento global já afeta os ecossistemas da Antártica. A acidificação dos oceanos, segundo Olmedo, debilita a vida dos organismos marinhos, como pinguins, focas e aves, e os obriga a migrar para outras regiões em busca de alimento, além de reduzir populações de peixes e outras espécies.

Olmedo ressaltou que o derretimento do nível das geleiras, que elevará o nível do mar, trará consequências para a população costeira de todo o continente. O especialista propõe que os países latino-americanos aumentem os estudos sobre a influência das mudanças climáticas no continente gelado. "O que afeta a Antártica afetará toda a América Latina", diz.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100925/not_imp615060,0.php

AGÊNCIAS - O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader