> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Descoberta transformação de pele em célula-tronco


ESTADÃO.COM.BR 30.09.10


Pesquisadores encontraram um meio surpreendentemente rápido e aparentemente seguro de transformar células ordinárias da pele em células-tronco e células musculares.
Eles afirmaram, nesta quinta-feira, 30, que o método pode oferecer uma forma de produzir tecidos numa nova ciência chamada medicina regenerativa, que um dia talvez possa levar a novas formas de curar feridas ou mesmo substituir órgãos.
Descrevendo o avanço no periódico Cell Stem Cell, o pesquisador Derrick Rossi, da Faculdade de Medicina de Harvard, e colegas dizem ter trabalhado em novas formas de produzir células-tronco de pluripotência induzida, ou células iPS.
Essas células se parecem muito com as células-tronco embrionárias, que são capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo.
São necessários apenas 3 ou 4 genes para fazer o relógio voltar para trás e levar células da pele se comportarem como células embrionárias. Mas a maior parte dos meios para se obter isso envolve usar um vírus para carregar os genes até o DNA da célula, e essas técnicas podem acarretar outros problemas, como tumores.
Rossi e colegas tentaram um novo método, usando RNA, a molécula que executa as instruções do DNA.
Para surpresa dos pesquisadores, o RNA que obedece aos quatro "genes de célula-tronco" trabalhou para transformar células da pele em células iPS.





http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,descoberta-forma-mais-rapida-de-transformar-pele-em-celulas-tronco,617817,0.htm

REUTERS - REUTERS

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader