> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quarta-Feira , 05 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Concurso premia professores


Envolverde- Revista Digital 04.10.10


Concurso premia professores que sensibilizam alunos sobre as mudanças climáticas

Os altos índices de emissão de carbono e de outros gases de efeito estufa devidos ao estilo de vida do homem contemporâneo provocam efeitos graves no planeta, como as mudanças climáticas. Para estimular a formação de crianças e jovens conscientes de seu papel na preservação da vida e da natureza, Edições SM propõe a reflexão, em sala de aula, sobre a situação de cada cidade ou comunidade com relação a seus níveis de consumo e emissões de CO2.
O Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade - refletir, agir e preservar! vai premiar os melhores projetos de atividades educacionais voltados à conscientização dos alunos para uma relação mais equilibrada com o ambiente no qual a escola está inserida.
O concurso, que oferece como prêmio viagens para conhecer projetos nacionais de biodiversidade, além de um kit de livros e DVDs sobre o tema, tem inscrições abertas até 15 de novembro. O objetivo é incentivar, valorizar e divulgar experiências educativas que contribuam com o desenvolvimento do senso crítico e do compromisso socioambiental dos alunos, a fim de potencializar o papel da escola como espaço de conscientização e mobilização social. Podem participar professores de qualquer disciplina do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.
Essa iniciativa faz parte de um projeto maior, a Campanha da Biodiversidade, uma ação que visa reunir e disponibilizar recursos para contribuir com o trabalho de sensibilizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais. Foi inspirada na declaração de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para Edições SM, a atenção voltada ao tema representa uma oportunidade de promover uma reflexão mais ampla a respeito da importância vital da biodiversidade para o bem-estar e para a sobrevivência da espécie humana - e a escola é um espaço essencial para a formação da consciência ambiental.
A campanha reúne e disponibiliza conteúdo sobre o tema no site www.campanhadabiodiversidade.com.br. Lá, os professores encontram sugestões de atividades para diferentes níveis de ensino e disciplinas, assim como indicação de recursos complementares: sites, blogs, vídeos e outros materiais para enriquecer o debate. Profissionais da educação também podem contribuir com informações, conteúdo e links, intensificando a troca de experiências através do site.



http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=81708&edt=8

Redação Nota 10

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader