> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Ciência: fita desiva inspiradas em lagartos


FOLHA.COM 05.10.10


Cientistas desenvolveram juntos fita adesiva inspirada em patas de lagartos

Os físicos de origem soviética Andre Geim e Konstantin Novoselov receberam nesta terça-feira o prêmio Nobel de Física por seus trabalhos revolucionários sobre o grafeno, mas têm um histórico científico atípico e até mesmo lúdico, no qual se destacam rãs que levitam e fita adesiva inspirada nos lagartos.
Os dois nasceram e estudaram na Rússia, mas se conheceram na Universidade Radboud de Nimega (Holanda), antes de começar a trabalhar em 2001 como professores da Universidade de Manchester (noroeste da Inglaterra).
Ganhador do Nobel de Física já recebeu Ig Nobel
Dois cientistas russos levam Nobel de Física por pesquisas com supercondutor
O Comitê Nobel recompensou a descoberta de 2004 da dupla: o grafeno, um tipo de carbono extremamente fino e duro que tem o potencial de virar o substituto do silicone na eletrônica. Mas o comitê também destacou que os dois mostram que a ciência não precisa ser chata.
"O humor é uma de suas marcas, você sempre aprende algo no processo e, quem sabe, pode até ganhar o maior prêmio", afirma o comitê no comunicado de atribuição do prêmio.
Antes de conhecer Novoselov, Geim fez rãs levitarem utilizando um poderoso imã, o que lhe valeu no ano 2000 dividir um prêmio Ig Nobel, a paródia americana dos prêmios Nobel.

FITA ADESIVA SEM COLA

Já em conjunto, Geim e Novoselov desenvolveram um tipo de fita adesiva sintética, mas sem cola, inspirada nas patas dos lagartos que permitem aos répteis subir as paredes, material que está atualmente em desenvolvimento.
O próprio grafeno, que pode revolucionar a informática, foi isolado com duas coisas tão simples como um pedaço de fita adesiva e uma lâmina de grafite de lápis.
"Esta é outra parte de minha história. Durante minha carreira, pulei de um tema de pesquisa para outro", explicou ano passado Andre Geim, no aniversário de 350 anos da Royal Society britânica.

Para Geim, o Nobel é um "estímulo para trabalhar ainda mais que antes".

"Minha experiência demonstra que há uma surpreendente plenitude de fenômenos esperando para ser descobertos", afirmou em 2009.

Nascido na cidade de Sochi (sul da Rússia) em 1958, Andrei Konstantinovich Geim se formou em Física em 1982 em Moscou e conseguiu o doutorado cinco anos mais tarde no Instituto de Física de Estado Sólido de Chernogolovka.

Em 1990, abandonou a Rússia para continuar os trabalhos na Inglaterra e na Dinamarca. Em 1994 conseguiu o cargo de professor associado na Universidade de Nimega (Holanda), onde permaneceu até 2001, obteve a nacionalidade holandesa e encurtou o nome para Andre Geim.
Desde 2001 ocupa uma cadeira na Universidade de Manchester, que desde o início deste ano divide com algum curso em Nimega. Fã de escalada, Geim é casado e tem uma filha.

Konstantin Novoselov, nascido em agosto de 1974 na cidade russa de Nizhny Tagil, estudou em Moscou e em Chernogolovka, antes de chegar a Nimega, onde iniciou a frutífera colaboração com o compatriota, que continua até hoje na Inglaterra.

Apesar de muito jovem, o físico, que se declarou "estupefato" com o Nobel, tem 60 estudos científicos publicados e já foi premiado várias vezes.



http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/810019-cientistas-desenvolveram-juntos-fita-adesiva-inspirada-em-patas-de-lagartos.shtml

FRANCE PRESSE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader